dom 16/novembro/2025 00:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Advento e a Causa

SECRETA LUZ - ARTIGO - Em 5 de junho do presente ano foi dado início a uma jornada de estudos que conecta profissionais do campo da saúde mental de Cachoeiro de Itapemirim. Psicólogos, psiquiatras e estudantes interessados em escutar a loucura e oferecer um atendimento

Em 5 de junho do presente ano foi dado início a uma jornada de estudos que conecta profissionais do campo da saúde mental de Cachoeiro de Itapemirim. Psicólogos, psiquiatras e estudantes interessados em escutar a loucura e oferecer um atendimento qualificado aos psicóticos se debruçam sobre uma questão norteadora que se trata de responder qual o tratamento possível para esses pacientes.

Na companhia do excelente café e da influência inspiradora do espaço Casa Carmô, local escolhido para os encontros, reúnem-se livros, teorias, autores e profissionais engajados na qualificação do trabalho através da busca por conhecimento. O grupo realiza um encontro semanal que acontece às segundas feiras, às 15 horas, para estudar sobre o tema e dividir suas experiências clínicas.

O principal objeto de estudo são as psicoses que incluem a esquizofrenia, a paranoia e a melancolia. A base teórica escolhida pelos membros do grupo é a obra de Jacques Lacan, um psiquiatra e psicanalista francês que contribuiu grandemente para a construção teórica da psicanálise e que, de forma inovadora, elaborou o que hoje sabemos sobre um tratamento para essa estrutura clínica. As psicoses, ou melhor dizendo, os psicóticos são conhecidos popularmente como loucos, e cabe a nós lembrar que nem toda loucura se trata de uma psicose.

O cuidado em saúde mental exige dos profissionais uma formação ativa, permanente e que dê conta das demandas sociais vigentes em seu contexto de atuação, como nos recomenda Lacan: “Deve renunciar à prática da psicanálise todo analista que não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época”. Tendo em vista essa necessidade, o grupo une o rigor de uma tradição teórica que os precede com os desafios de seu contexto atual de atuação para formular qual seria hoje em nosso tempo e em nossa cidade o tratamento possível para as psicoses.

Movidos pelo desejo sempre vivo de acolher o sofrimento psíquico dos pacientes, o grupo segue desbravando e reinventando a prática clínica sem perder de vista as bases que sustentam a direção do tratamento.

 

Tainá Souza. Psicóloga, Psicanalista e integra o Clube de Leitoras Cachoeirenses

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

presidente-lula

Lula envia ao Congresso novos projetos voltados à expansão da educação pública

diocese-mepes-efa-intercambio-mocambique

Educação do campo: intercâmbio com Moçambique é concluído na Diocese

renata-bonfim-escritora-a-revolucao-dos-colibris

Renata Bomfim lança obra que convida a ouvir a respiração da Terra

ricardo-ferraco-obras-es-493-divino-sao-lourenco

Pavimentação da ES-493 leva novo contorno viário a Divino de São Lourenço

pic-pay_brk-

Contas de água e esgoto terão até 80% de desconto a partir de segunda (17)

policia-viatura-cerco-inteligente

ES equipa viaturas com tecnologia avançada para reforçar segurança pública

agricultora-cafe-cafezalB-24-11-2024

Tarifaço suspenso: produtos agrícolas do Brasil ganham alívio nos EUA

tornozeleira-eletronicab-05-02

Estado lança Mulher Segura, tecnologia para proteger vítimas de violência

Leia mais