sáb 15/novembro/2025 06:27
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Afundamento de solo em Rio Novo do Sul será debatido na Assembleia Legislativa

Comissão de Infraestrutura quer avançar em soluções definitivas para o problema; reunião será nesta segunda (13)
Equipe visitou imóveis afetados com rachaduras no centro de Rio Novo do Sul. Foto: Divulgação / Comissão de Infraestrutura

A situação de afundamento de solo no centro de Rio Novo do Sul será tema de debate na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A reunião está marcada para segunda-feira (13), às 11 horas, e deve reunir representantes da Defesa Civil Estadual, Poder Judiciário, Cesan, Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o prefeito Jocenei Castelari (Podemos).

O colegiado, presidido pelo deputado Alexandre Xambinho (Podemos), vem acompanhando o caso de perto. Segundo relatos de moradores, o afundamento do solo teria sido provocado pela construção de um reservatório de água da Cesan.

A Agerh ainda deve apresentar um relatório técnico com o diagnóstico da área e possíveis causas do problema.

“A expectativa para a reunião de segunda-feira é de avançar em uma solução definitiva para o problema grave que afeta Rio Novo do Sul”, afirmou o deputado Alexandre Xambinho.

O parlamentar destacou que laudos técnicos confirmam o afundamento da área onde ficam o Teatro Municipal Ivo Mameri, a Secretaria de Educação e residências próximas, que estariam sob “risco real e iminente”.

“É uma situação crítica e que oferece risco, por isso queremos ouvir todos os envolvidos para identificar as causas e construir um plano de ação imediato que garanta segurança e tranquilidade à população”, completou.

Agerh também apresentará relatório de gestão de 2025

Além da reunião sobre Rio Novo do Sul, a Agerh voltará à Assembleia na terça-feira (14), às 9 horas, para apresentar o relatório de gestão de 2025 à Comissão de Meio Ambiente.

De acordo com o diretor-presidente da agência, Fábio Ahnert, a apresentação faz parte das obrigações do Programa de Consolidação do Pacto pela Gestão das Águas (Progestão – 3º ciclo), uma iniciativa da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para estimular a gestão responsável dos recursos hídricos.

Entre as metas do atual ciclo estão: fiscalização do uso da água, integração de bases de dados de águas superficiais e subterrâneas, capacitação técnica, prevenção de eventos críticos, e segurança de barragens.

Saúde: condutores de ambulância apresentam demandas

Na mesma segunda-feira (13), às 8 horas, a Comissão de Saúde realiza uma reunião extraordinária para discutir as principais demandas dos condutores de ambulância do Estado.

A pauta será apresentada pelo presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Espírito Santo (Sindconam/ES), Jobson Santana, no Plenário Rui Barbosa.

Segurança nas escolas será debatida na terça (14)

A Comissão de Segurança da Ales promove, na terça-feira (14), às 10 horas, uma discussão sobre a violência e insegurança nas escolas capixabas.

O encontro será realizado no Plenário Dirceu Cardoso e reunirá autoridades da Segurança Pública e da Educação, além de representantes de conselhos tutelares e entidades da sociedade civil.

Turismo sustentável também entra em pauta

Ainda na terça (14), às 13 horas, o colegiado de Turismo e Desporto discutirá o tema “Turismo Sustentável e Valorização da Biodiversidade”, com palestra do biólogo Jordan Lucas de Almeida, no Plenário Rui Barbosa.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marataizes-assistencia-social-morador-em-situacao-de-rua2

Assistência Social atende pessoas em situação de rua em Marataízes

trabalhador-onibus-emprego

Tempo de busca por trabalho cai em todas as faixas, diz IBGE

marataizes-reuniao-assistencia-social-crianca-adolescente-11-11-

Marataízes quer melhorar atendimento a crianças e adolescentes

Oses-24-07-2023

Após restauração, Theatro Carlos Gomes reabre no dia 22

emprego

Desemprego no ES cai a 2,6% e registra menor taxa desde 2012, aponta IBGE

setor-de-rochas-exportacao-

Exportações: Quartzitos puxam alta, mas mármore e granito recuam

assembleia-legislativa-04-09-2024

Segunda é o último dia para se inscrever no concurso da Assembleia Legislativa

Cristo redentor de Guaçuí

Projeto propõe que Cristo Redentor de Guaçuí seja patrimônio cultural do ES

Leia mais