A situação de afundamento de solo no centro de Rio Novo do Sul será tema de debate na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
A reunião está marcada para segunda-feira (13), às 11 horas, e deve reunir representantes da Defesa Civil Estadual, Poder Judiciário, Cesan, Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o prefeito Jocenei Castelari (Podemos).
O colegiado, presidido pelo deputado Alexandre Xambinho (Podemos), vem acompanhando o caso de perto. Segundo relatos de moradores, o afundamento do solo teria sido provocado pela construção de um reservatório de água da Cesan.
A Agerh ainda deve apresentar um relatório técnico com o diagnóstico da área e possíveis causas do problema.
“A expectativa para a reunião de segunda-feira é de avançar em uma solução definitiva para o problema grave que afeta Rio Novo do Sul”, afirmou o deputado Alexandre Xambinho.
O parlamentar destacou que laudos técnicos confirmam o afundamento da área onde ficam o Teatro Municipal Ivo Mameri, a Secretaria de Educação e residências próximas, que estariam sob “risco real e iminente”.
“É uma situação crítica e que oferece risco, por isso queremos ouvir todos os envolvidos para identificar as causas e construir um plano de ação imediato que garanta segurança e tranquilidade à população”, completou.
Agerh também apresentará relatório de gestão de 2025
Além da reunião sobre Rio Novo do Sul, a Agerh voltará à Assembleia na terça-feira (14), às 9 horas, para apresentar o relatório de gestão de 2025 à Comissão de Meio Ambiente.
De acordo com o diretor-presidente da agência, Fábio Ahnert, a apresentação faz parte das obrigações do Programa de Consolidação do Pacto pela Gestão das Águas (Progestão – 3º ciclo), uma iniciativa da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para estimular a gestão responsável dos recursos hídricos.
Entre as metas do atual ciclo estão: fiscalização do uso da água, integração de bases de dados de águas superficiais e subterrâneas, capacitação técnica, prevenção de eventos críticos, e segurança de barragens.
Saúde: condutores de ambulância apresentam demandas
Na mesma segunda-feira (13), às 8 horas, a Comissão de Saúde realiza uma reunião extraordinária para discutir as principais demandas dos condutores de ambulância do Estado.
A pauta será apresentada pelo presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Espírito Santo (Sindconam/ES), Jobson Santana, no Plenário Rui Barbosa.
Segurança nas escolas será debatida na terça (14)
A Comissão de Segurança da Ales promove, na terça-feira (14), às 10 horas, uma discussão sobre a violência e insegurança nas escolas capixabas.
O encontro será realizado no Plenário Dirceu Cardoso e reunirá autoridades da Segurança Pública e da Educação, além de representantes de conselhos tutelares e entidades da sociedade civil.
Turismo sustentável também entra em pauta
Ainda na terça (14), às 13 horas, o colegiado de Turismo e Desporto discutirá o tema “Turismo Sustentável e Valorização da Biodiversidade”, com palestra do biólogo Jordan Lucas de Almeida, no Plenário Rui Barbosa.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅










