O Governo do Estado lançou o portal Agenda ES e a partir de 1º de junho o agendamento de serviços passará a ser feito no endereço eletrônico www.agenda.es.gov.br.
A informação é de que a nova plataforma vai conferir mais segurança, praticidade e rapidez à marcação de datas e horários para o atendimento presencial nos órgãos públicos.
O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, lembra que desde novembro de 2020 a Sefaz utiliza o modelo de agendamento dos atendimentos, e que neste período foi observado que o agendamento deixa todo o processo mais rápido e dinâmico.
“As equipes das agências da Receita Estadual podem fazer um contato prévio com o cidadão e, algumas vezes, nem é necessário um atendimento presencial. Isso permite que a nossa equipe possa avaliar um número maior de processos, dando celeridade às demandas da população”, afirma Altoé.
Integrado ao sistema Acesso Cidadão, o novo site vai garantir que os usuários sejam devidamente identificados. Além disso, permitirá que os órgãos prestadores de serviço tenham um maior controle dos agendamentos.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destaca que com o Agenda ES, os cidadãos realizarão o agendamento de forma mais prática, ágil e transparente, principalmente porque vai unificar todas as vagas disponibilizadas, não sendo mais necessário que haja outros sites para agendamento.
“Além disso, com a formação da nova turma de Peritos Criminais Oficiais, que também serão destinados aos postos ou ao processo de emissão de forma direta, será possível aumentar a quantidade de vagas e agilizar os processos”, enfatiza.
Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, o Agenda.ES se destaca por permitir que os órgãos estaduais administrem, com mais facilidade, os atendimentos prestados presencialmente aos cidadãos.
“Facilitar a vida das pessoas é um dos motivos que torna a tecnologia tão importante para o setor público. Com certeza, o novo serviço de agendamento vai contribuir para aumentar o nível de satisfação dos capixabas com o atendimento realizado pelos órgãos estaduais”, ressalta Cornélio.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destaca que o Agenda ES estará integrado ao Conecta Cidadão, portal que reúne informações sobre mais de 500 serviços do Estado.
“Ao acessar o conectacidadao.es.gov.br e buscar as orientações sobre o serviço desejado, na própria página o usuário poderá selecionar a opção de agendamento e, assim, ser direcionado para a plataforma que efetua a marcação”, informa.
SAIBA MAIS
Os cidadãos poderão fazer o agendamento para 22 serviços ofertados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 11 agências diferentes: Vitória, Serra, Cariacica, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. Também conseguirão agendar os serviços prestados pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), como a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, em unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.