seg 8/agosto/2022 17:24
Foto: Márcia Leal

Agersa agora passa a atender também demandas do estacionamento rotativo

Agersa agora passa a atender também demandas do estacionamento rotativo
Redação Dia a Dia

A Ouvidoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) passará, a partir desta quarta-feira (1) a receber reclamações, dúvidas, sugestões e outras demandas relacionadas ao serviço de Estacionamento Rotativo do município.

Isso porque a responsabilidade pela fiscalização e monitoramento do serviço sairá da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) para a agência, que já é responsável pela regulação dos serviços de transporte coletivo municipal e de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Implementada concomitantemente à criação da Agersa, em 1999, a ouvidoria da autarquia municipal é um canal direto com os usuários que desejam registrar reclamações, elogios, denúncias e sugestões sobre os serviços públicos delegados de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa, é necessário que o usuário reclamante informe o máximo de dados possíveis, o que vai garantir uma apuração mais precisa e uma solução mais ágil do problema.

Vanderley diz que para que seja dado um bom andamento e se chegue a uma solução satisfatória, é importante que os dados informados, tanto no formulário eletrônico, quanto no atendimento presencial e por telefone, estejam todos corretos e o mais completos possível.

“Por exemplo, no caso de água e esgoto, é importante ter em mãos a fatura. Já no caso de transporte coletivo, é fundamental informar o número da linha, o número do ônibus e o horário do problema ocorrido. Agora, com a novidade do rotativo, também vamos precisar de informações completas, como o número da vaga, o endereço e o horário do ocorrido”, esclarece.

Segundo o diretor-presidente, com as informações fornecidas, a Agersa aciona a empresa responsável pelo serviço para apurar o ocorrido e, em seguida, encaminha a resposta ao usuário, no menor prazo possível.

“Ao final do processo, a diretoria técnica responsável pelo serviço é informada dos problemas encontrados, a fim das informações serem utilizadas no desenvolvimento e melhoria da qualidade dos serviços públicos regulados”, destaca.

O usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria da Agersa através dos telefones 0800 283 4048 e (28) 99917-3262, do site agersa.es.gov.br/ouvidoria ou ainda presencialmente, na sede da agência reguladora, no endereço: Rua Prof. Quintiliano de Azevedo, nº 31, Ed. Guandu Center, 6º andar.

Estacionamento Rotativo

Em Cachoeiro, o estacionamento rotativo é operado por empresa concessionária desde novembro de 2019, com a exploração inicial de 1014 vagas na Área Azul, entre vagas de carro e de moto. Em janeiro de 2021, foram adicionadas mais de 1046 vagas para exploração na Área Verde.

É possível fazer o pagamento do serviço por meio dos parquímetros, pontos de revenda e aplicativo Cachoeiro Digital. As formas de pagamento aceitas são dinheiro em espécie, cartão de crédito e débito e boleto bancário.