A polícia investiga a ação de uma quadrilha de agiotas colombianos que estariam emprestando dinheiro a juros altos a pequenos empresários capixabas, principalmente em Guarapari, e usando a violência, com o uso de armas de fogo, para realizar as cobranças.
Segundo o delegado responsável pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, Guilherme Eugênio, as investigações iniciaram quando duas vítimas procuraram a delegacia no início de dezembro do ano passado.
“Esse grupo vem emprestando dinheiro a pequenos prestadores de serviço e comerciantes a juros extorsivos e mediante a exigência de pagamentos de prestações diárias”, disse Eugênio.
Ele destacou ainda que com certa frequência, segundo foi narrado pelas vítimas, os acusados vêm com o emprego de armas de fogo, exigindo violentamente os pagamentos das prestações diárias.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“E como se isso não bastasse, além dessas ameaças, eles vêm promovendo verdadeiros roubos em face de suas vítimas, isto é, invadindo os estabelecimentos delas e se apoderando, com grande violência, de objetos delas”, comentou o delegado.
Eugênio disse ainda que a polícia já prendeu, após pedir à Justiça o decreto de prisão, um destes investigados. A operação ocorreu na semana passada, com o apoio da Polícia Militar, e o detento foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória de Guarapari.
O delegado pede às pessoas que tenham sido vítimas de ameaças ou ações violentas dessa organização criminosa, que procurem a polícia e registrem o boletim de ocorrência.