A partir desta quarta-feira (8), os capixabas que precisarem registrar boletins de ocorrência sobre perda de documentos e acidentes de de trânsito sem vítimas, além de outros fatos considerados atípicos deverão recorrer à Delegacia On-line.
Isto porque não haverá atendimento presencial nas delegacias do estado para casos como esses. A Polícia esclarece que são considerados fatos atípicos as situações nas quais o cidadão deseja fazer um registro para a proteção dos próprios direitos, mas que não representam crimes e não exigem investigação criminal.
Segundo a Polícia Civil, a mudança foi adotada “considerando que a evolução digital é um movimento que afeta também o setor público e exige a adoção de soluções inovadoras e mais eficientes”.
Darcy Arruda. delegado-geral de Polícia Civil, destaca que o cidadão precisa registrar que perdeu documentos, ou que colidiu contra um muro, sem ferir ninguém, ou qualquer outra situação para a qual ele considere importante fazer um registro, mas que não, necessariamente, gerará a uma investigação criminal.
“Este cidadão fará seu registro, exclusivamente, por meio da Delegacia On-line, dentro de casa, deixando o ambiente da Delegacia física para o atendimento de vítimas de crimes”, explicou o delegado.
Mas há exceção. Os cidadãos que tiverem impedimentos de registrar as ocorrências on-line poderão recorrer às delegacias.
Arruda diz que pessoas em situação de rua, que tenham alguma deficiência física ou intelectual que impeça o registro por meio virtual, ou que não tenham instrução escolar ou acesso à internet podem continuar procurando as delegacias de Polícia Civil em todo o estado.