Agro

Agricultores podem financiar barragens com crédito anunciado pelo Governo

O Governo do Estado criou um programa de financiamento para a construção de pequenas barragens em propriedades rurais. A iniciativa, sancionada pelo governador em exercício Ricardo Ferraço, nesta quinta-feira (27), oferece linhas de crédito com juros reduzidos e prazos estendidos para produtores interessados em investir em infraestrutura hídrica.

“São políticas públicas como essa que fazem a diferença. Oferecer meios para que as pessoas prosperem a partir de suas atividades, principalmente quando já estão bem consolidadas. De forma coletiva, o Governo do Estado, nossos deputados e o setor produtivo, colocamos de pé um modelo muito acessível de financiamento para construção eficiente de reservatórios de água dentro da propriedade. Garantindo maior segurança aos plantios e resultados nas colheitas. E só é possível estruturar programas como esse quando a administração pública está equilibrada, com as contas em dia e com capacidade de investimentos”, afirmou o governador em exercício.

A lei altera as regras do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec), permitindo o uso de seus recursos para financiar a construção das barragens. A medida cria a base legal para viabilizar os empréstimos aos produtores rurais. A proposta partiu da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a operação das linhas de crédito será realizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

“Ao oferecer crédito acessível para a construção de barragens, estamos garantindo que os produtores tenham acesso contínuo à água, o que é essencial para a produtividade agrícola e a segurança alimentar. Essa iniciativa também fortalece a economia local e prepara as propriedades para os desafios climáticos do futuro”, declarou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

WhatsAppWhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O secretário da Agricultura também destacou a importância dos parceiros no desenvolvimento do programa de crédito, que são o Bandes, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Com investimentos de até R$ 150 mil por propriedade, o programa oferece condições facilitadas de crédito. A taxa de juros é de 7% ao ano, mas agricultores familiares recebem um bônus de adimplência de 3%, reduzindo a taxa para 4% ao ano. Para os demais produtores, o bônus é de 1%, resultando em uma taxa de 6% ao ano.

O prazo total para pagamento é de oito anos, incluindo três anos de carência e mais cinco anos para amortização. Durante o período de carência, os beneficiários pagarão apenas os juros. As barragens financiadas devem ter até cinco hectares de lâmina d’água e capacidade máxima de armazenamento de 50 mil metros cúbicos.

A expectativa é que o programa viabilize a construção de até 1.362 barragens em 12 anos. Caso todas sejam erguidas com a capacidade máxima prevista, será possível armazenar até 68,1 milhões de metros cúbicos de água e ocupar 6.810 hectares de lâmina d’água. A ampliação da segurança hídrica permitirá aumentar a produção agropecuária, gerar mais renda e fomentar o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Livro resgata memórias e trajetórias de mulheres piumenses

A literatura tem o poder de preservar memórias e dar voz a histórias que, de…

34 minutos ago

Evangélicos celebram aniversário de Cachoeiro com concurso de crônicas e show gospel

Para comemorar o aniversário de 158 anos de emancipação política de Cachoeiro, celebrado no dia…

15 horas ago

Cachoeiro tem saldo positivo de 454 postos de trabalho em fevereiro

Cachoeiro de Itapemirim registrou um saldo positivo de 454 novos postos de trabalho com carteira…

16 horas ago

GCM apreende mais um veículo clonado em Cachoeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim apreendeu neste domingo (30) mais um…

17 horas ago

Enem 2025: período para pedir isenção da taxa começa dia 14

Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira…

18 horas ago

Castelo vai sediar 19º Campeonato Mundial de Parapente

O município de Castelo sediará o 19º Campeonato Mundial de Parapente FAI, que ocorrerá entre…

22 horas ago