As vias urbanas e as rodovias estaduais e federais do ES vão ganhar placas de sinalização anunciando a presença de câmeras de videomonitoramento do cerco de inteligência. As placas comunicando a existência dessas câmeras vão diferencia-las dos avisos de radares de velocidade em trechos de vias públicas urbanas ou fora do perímetro urbano.
O objetivo da instalação das placas é evitar que os motoristas confundam as câmeras com os equipamentos de radares de velocidade e acabem se envolvendo em acidentes por frearem bruscamente ao visualizarem o dispositivo.
A medida será possível graças ao requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 95/2003, de autoria do deputado Wellington Callegari (PL), que teve o pedido acolhido junto com outra matéria do Executivo Estadual durante a sessão da Assembleia Legislativa (Ales), na tarde de terça-feira, dia 5.
Na sessão, o deputado Dary Pagung (PSB), líder do governo na Casa, informou que o diretor-geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, estava tratando do assunto com vários órgãos estaduais e com o Dnit para fazer a sinalização do cerco inteligente. Segundo ele, dentro de 60 dias as placas nas rodovias estaduais, federais e municipais vão estar implantadas.