A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, incentivou os estudantes a participarem do concurso de redação do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), que tinha como tema “Década do Oceano – Qual a sua visão sobre o oceano que queremos?”.
E a escola foi informada de que a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Maria Eduarda Veloso, obteve 99 pontos, sendo classificada em 3º lugar na categoria Ensino Fundamental.
O responsável por incentivar os alunos a participarem do concurso foi do professor de Língua Portuguesa Wendel Vasconcelos Sampaio.
“O objetivo do incentivo foi desenvolver nos estudantes habilidades de leitura, produção e análise crítica de textos, considerando as condições de produção, contexto sócio-histórico, elementos coesivos, estrutura composicional e estilo do gênero. Além disso, promover a capacidade de estabelecer relações interdiscursivas e intertextuais, utilizando citações e paráfrases de forma adequada”, afirmou o professor.
A estudante contou como foi o processo até chegar na redação final.
“Com a ajuda do professor, estudei textos acadêmicos para entender os problemas do oceano. Também recebi orientações sobre como construir uma redação, apresentar soluções e abordar a temática de forma sensível. Fiz algumas revisões, o que me ajudou a aprender sobre o assunto e a melhorar minha escrita. Essa experiência mostrou a importância de colaboração e aprendizado coletivo”, disse Maria Eduarda Veloso.