Uma disputa saudável entre os alunos da Escola Cristo Rei deu à estudante Bruna Mendonça de Souza, da 3ª série do ensino médio, o Prêmio Traça da Biblioteca. A conquista só foi possível porque ela foi a aluna do colégio que mais utilizou o espaço da biblioteca para estudar e praticar a leitura neste ano.
Bruna ficou honrada ao receber o prêmio e reconhece a importância da biblioteca para o aprimoramento dos estudos. “É um espaço que precisa ser valorizado porque ele é muito importante pro aprimoramento do nosso conhecimento.”
Este é o último ano de Bruna no colégio, mas ela garante que “a intenção é realmente continuar mantendo o foco nos estudos e tentar ler o máximo, com certeza.”
Desde 2016, o Colégio Cristo Rei realiza o Prêmio Traça e o objetivo é despertar cada vez mais alunos para o hábito da leitura. Além da Bruna, outros seis alunos do colégio também receberam medalhas e um livro de presente como reconhecimento à dedicação ao que Isabelle Albuquerque, mãe de duas alunas premiadas, chama de “mundo à parte”, que é a leitura.
Elisa e Beatriz Albuquerque são os orgulhos da família. Desde bem pequenas, os pais, que também têm adoração pelos livros, incentivam as meninas a lerem. “É muito importante porque a pessoa vai adquirindo conhecimento, adquirindo vocabulário, e a gente sempre estimulou isso desde criança”, diz Isabelle.
A mãe conta que Elisa, a filha mais velha, que hoje tem 14 anos, tinha mais alegria de estar em uma livraria do que em uma casa de brinquedos. Não é à toa que nos últimos três anos ela esteve sempre entre os alunos que mais fizeram empréstimos na biblioteca da escola. E essa dedicação serviu de exemplo para a irmã do meio, a Beatriz, de 11 anos, que foi a segunda aluna que mais pegou livros na biblioteca, totalizando 32 obras.
A técnica em Biblioteconomia, Miriam do Nascimento Silva, garante que não tem como trapacear nessa disputa. “Quando vem entregar o livro eu pergunto da história e se não souber eu carimbo que não leu.”
A diretora da escola, Irmã Ercy, ressalta que esse prêmio traz benefícios para todas as disciplinas do colégio e também para o desenvolvimento da criança fora do âmbito escolar.
“São crianças que vão sendo motivadas desde pequenas e todas procuram ler. A leitura é importantíssima. Essa questão de leitura e de vir à biblioteca é um grande motivador e ajuda em todas as outras disciplinas. Quem não lê não abre a mente para o futuro, a leitura abre a mente o coração, leva a refletir e até produzir textos.”
Além dos alunos, os professores que mais utilizaram os materiais da biblioteca e aqueles que levaram as turmas incentivando a leitura aos estudantes também foram premiados.
Confira os vencedores
Prêmio Traça da Biblioteca (vídeo acima)
Bruna Mendonça de Souza, 3º EM
Alunos que mais pegaram livros
Gutierrez benevides Brandão, 4ºM
Possui 4 fichas de empréstimo com 52 obras.
Beatriz Albuquerque R. Mareto, 6ºM
Possui 3 fichas de empréstimo com 32 obras
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Alessandra Maria Bravo de Paula, 5ºM
Possui 3 fichas de empréstimo com 31 obras
Lucas Faria Vellozo, 9ºM
Possui 3 fichas de empréstimo com 30 obras
Tátila Correia Gomes, 5ºM
Possui 2 fichas de empréstimo com 27 obras
Elisa Albuquerque R. Mareto, 9ºM
Possui 2 fichas de empréstimo com 23 obras
Professor que mais utilizou a biblioteca
Elaine Cristina C da Silva (2º Ano vespertino e matutino)
Possui 2 fichas de empréstimo com 1 mapa, 1 globo e 195 obras
Professores que mais frequentam a biblioteca
Talyta Eliseu da Silva (Maternal III e IV, Matutino e Pré I Vespertino)
18 dias
Danielle Tannure (Pré II Matutino e Vespertino)
14 dias