qui 25/abril/2024 12:11
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Roda de capoeira da Apae na Praia Central. Fotos: Alexandre Damazio

Alunos da Apae superam limites e jogam capoeira na Praia Central

76619245_1654467871355909_6669904608040583168_n[1]
Alexandre Damazio

Quem frequenta o litoral de Marataízes já percebeu uma roda diferente de capoeira que, pelo menos duas vezes por semana, agita as areais da Praia Central ao som de berimbais, atabaques e pandeiros. São 32 capoeiristas, integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, que encantam turistas e moradores com uma pegada forte de superação e muito empenho para aprimorar a arte que mistura a cultura africana com a brasileira.

O projeto completa quatro anos de puro sucesso, já que vem apresentando resultados positivos no tratamento de crianças e adolescentes com síndromes neurológicas, além de mostrar que é possível praticar esportes mesmo preso a uma cadeira de rodas.

Um exemplo são as irmãs Maiane e Maíra, de 17 anos. As duas apresentam limitações físicas e deficiência múltipla, mas na hora de acompanhar a batida do berimbau, acabam entrando na roda de capoeira e rolando pelo tablado montado na praia.

O professor do projeto, Osmar Barbosa, que é servidor da Secretaria de Educação e que mantém uma parceria com a de Esportes, revela que o uso da capoeira como terapia tem sido fundamental na socialização dos alunos, melhorando a cognição, o desenvolvimento das articulações e, com isso, a qualidade de vida de todos.

“Não tem comparação. Depois de seis meses é visível como eles se integram melhor à família, à escola e às atividades. Caso de aluno que não andava e hoje está aí, no tablado, mostrando que pode ir mais longe”, comemora.

Integração

Diretora da Apae de Marataizes, Dilcea Marvila de Oliveira, quer que mais alunos integrem o projeto, por isso sempre leva o grupo local para apresentações em outras cidades do Estado.

“Esses meninos e meninas já estiveram na Grande Vitória e cidade do interior mostrando e integrando a sua arte e seu desenvolvimento. Isso gera uma corrente do bem que envolve pais, amigos e a sociedade que está sempre aplaudindo”, ressalta.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Esportes. As apresentações acontecem sempre de manhã, na Praia Central de Marataizes, a partir das 9 horas. Ainda não há dias específicos para que os capoeiristas especiais se apresentem, o que depende da disponibilidade dos pais.

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Secretaria_Fazenda_Unidade_Movel_Cachoeiro_24_04

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda fica no BNH de Cima até esta quinta (25)

Operação_Estado_Presente_24_04_24

Cinco foragidos suspeitos de homicídios e tráfico de drogas são presos em Cachoeiro

Major_CavattiB_23_09_2023

Novas viaturas chegam às cidades do sul atingidas pela enchente para suprir prejuízo de R$ 1,6 milhão

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

Leia mais