Alunos de escolas públicas puderam conhecer pontos turísticos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim de uma maneira completamente inovadora e imersiva. Por meio de tecnologia 360 graus, os estudantes assistiram as imagens de drone do alto da cidade e fotografias internas com a vantagem de poder olhar para todas as direções.
O projeto Tour Virtual foi realizado por meio de recursos da Lei Rubem Braga. A apresentação não apenas mostrou a beleza visual de locais históricos, mas também revelou curiosidades e histórias dos pontos turísticos, cativando o público de estudantes e professores.
A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, reforçou a importância do projeto para a formação cultural das novas gerações. “Por meio da tecnologia, é possível fortalecer o sentimento de pertencimento nas novas gerações, apresentando e valorizando características marcantes de nosso município. Esperamos que essas crianças cresçam com uma ligação mais forte e orgulho por Cachoeiro”, afirmou Cristina.
Na escola municipal Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários, 50 alunos participaram da apresentação. A professora Marileila Silva Fernandes destacou o impacto do Tour Virtual nos alunos.
“Os alunos demonstraram interesse e ficaram surpresos com as imagens e ângulos de alguns pontos. Embora morem no município, muitos desconhecem localidades fora de seus bairros. Essa ferramenta agrega muito ao conhecimento dos estudantes”, comentou.
Ela também mencionou que alguns alunos sugeriram a inclusão de novas áreas no tour, como o Rio Itapemirim.
Já na Escola Galdino Theodoro da Silva, a professora Veronica Rainho Rocha da Cunha destacou o grande interesse dos 90 alunos participantes.
“Eles ficaram encantados com os pontos turísticos e comentaram que não conheciam muitos deles. Acredito que o Tour Virtual vai despertar ainda mais o interesse em aprender sobre a história e a cultura de Cachoeiro. Isso é fundamental, já que eles são extremamente ligados à tecnologia”, afirmou a professora.
Veronica também enxerga o potencial do Tour Virtual em atividades educacionais futuras. Para ela, o projeto é uma ferramenta muito útil para enriquecer o aprendizado.
“Eles (os alunos) são tecnológicos, rápidos em aprender com a tecnologia. O Tour Virtual alia a modernidade à nossa história e cultura, e isso faz com que os alunos se interessem ainda mais. Vai ajudar muito na educação do futuro”, concluiu.