Além de português, matemática e outras disciplinas da grade curricular, estudantes da rede pública de Itapemirim estão tendo aulas-shows de culinária e aprendendo a respeito da história do seu município.
O projeto começou na segunda-feira da semana passada com os alunos do colégio municipal Elvira Meale. Na quinta-feira da mesma semana foi a vez dos estudantes da escola estadual Leopoldino Rocha receberem as aulas extras durante a Feira de Ciências.
Na semana que vem os alunos das escolas municipais Magdalena Pisa, em Itaipava, e Marluce Bianchi de Souza Viana, em Itaoca, também irão receber as aulas de gastronomia e história locais.
“Nosso objetivo é divulgar a gastronomia local, que é muito rica. Não adianta impor o turismo para a população. É preciso que eles conheçam primeiro seu município, sua história a culinária e nada melhor do que começar nas escolas”, destacou o secretário de Turismo, Wilson de Souza Viana Neto.
Segundo Wilson, a meta é visitar duas escolas por semana. As aulas de gastronomia local estão sendo apresentadas pelo conceituado chef Hamilton Júnior, enquanto o passado de Itapemirim é retratado pelo historiador Luciano Retori Moreno, que fala das curiosidades, como o surgimento e a origem do nome do município.
“A proposta inicial era realizar o projeto apenas em uma escola, dentro da programação da Semana do Turismo. Só que tomou uma proporção maior e decidimos ampliar para atender a todas as escolas da rede pública”, disse.