Quarenta e dois alunos das escolas municipais Antonio Serafim e Bonifácio João Marvila, de Marataízes, vão fazer exames oftalmológicos neste sábado (26) em mutirão promovido pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, por meio do Programa Vi Ver Unimed.
Os exames serão realizados no Centro Médico Especializado em Oftalmologia (Cemes), em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida das crianças e oferecer testes gratuitos e óculos quando necessário.
“Esta é a terceira etapa do Programa Vi Ver Unimed, que já contou com o treinamento de educadores para a aplicação dos testes de acuidade visual e da própria aplicação dos testes nas escolas”, explica a coordenadora do Núcleo Feminino Cooperativista, Fabíola de Freitas Moraes.
Os alunos serão levados para o exame em um ônibus cedido pela Superintendência do Trabalho de Marataízes. Em seguida, serão encaminhados em grupos para as consultas com médicos cooperados no Cemes.
Óculos
Após a avaliação dos médicos, os estudantes que apresentarem a necessidade do uso de óculos receberão o item gratuitamente por meio do programa.
A expectativa é que as doações aconteçam na primeira quinzena de dezembro.
“O objetivo é contribuir para que alunos que não tenham condições de realizar exames oftalmológicos consigam ter acesso a um oftalmologista e, se diagnosticados com problemas visuais, recebam o tratamento adequado e os óculos gratuitamente”, explica a coordenadora do Ver e Viver Unimed.
Além das escolas de Marataízes, também faz parte desta edição do programa a Escola Municipal São Francisco de Assis, de Cachoeiro de Itapemirim, que terá 23 dos seus alunos atendidos gratuitamente no Cemes, durante o mês de novembro.