Foto de Divulgação

Alunos de Vargem Alta lançam documentário em 360º sobre saberes da mata

Alunos de Vargem Alta lançam documentário em 360º sobre saberes da mata
Redação Dia a Dia

Estudantes do 9º ano da Escola João Domingos Fassarella, em Vargem Alta, lançaram o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube, que pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

A produção é resultado das oficinas do projeto Nossa Mata em 360º, que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º.

O vídeo aborda a relação dos moradores da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta-ES, com a Mata Atlântica. O trabalho foi desenvolvido durante os meses de outubro e novembro, quando os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição.

De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano.

“A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzida pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo, sob a orientação da Professora Intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio.

O projeto NOSSA MATA EM 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES através de recursos do Funcultura.

De acordo com a resolução nº 03/91, do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Governo do Espírito Santo, está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo.

Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica.

E como a Mata Atlântica na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo, o documentário destaca a região e seus moradores, com suas vivências e saberes.

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias