O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), está ampliando a oferta da disciplina eletiva “Educação de Trânsito” para mais quatro escolas da rede estadual.
Voltada a estudantes do Ensino Médio, a matéria oferece conteúdos teóricos do processo de formação de condutores e permite que os alunos, ao final, pulem diretamente para a prova de legislação da primeira habilitação.
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Salomão, organização da sociedade civil, e tem como objetivo principal estimular a formação de jovens mais conscientes e responsáveis no trânsito.
Além disso, acelerar o caminho para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A disciplina estreou em 2024, como projeto-piloto na Escola Estadual Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória.
Na primeira edição, 77 alunos do 3º ano do Ensino Médio concluíram a carga horária e foram certificados.
Com o sucesso da experiência, o projeto foi expandido em 2025 para outras quatro unidades escolares: EEEM Colégio Estadual (Vitória), EEEFM Vila Nova de Colares, EEEFM Rômulo Castello e EEEFM Professor João Loyola, essas três localizadas no município da Serra.
Para o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a proposta aproxima o tema da segurança viária do cotidiano dos estudantes e oferece benefícios diretos.
Ele destaca que a sociedade ganha ao inserir o tema trânsito dentro da escola, e que o aluno também é beneficiado, pois já sai com a parte teórica da autoescola cumprida.
“Com isso, pode ir direto para a prova de legislação e iniciar a etapa prática. Além disso, levamos simuladores de direção para que tenham a primeira experiência com a condução de forma segura”, afirma.
Teoria, prática e consciência no trânsito
Com carga de 90 horas, a disciplina exige frequência mínima de 75% e aborda temas como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania e Mecânica Básica.
Durante as aulas, os estudantes também participam de atividades práticas, como intervenções no ambiente escolar, criação de paródias, produção de placas de trânsito, exposições fotográficas e eventos do próprio Detran|ES.
A iniciativa está alinhada à Resolução nº 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite o aproveitamento da carga horária teórica por alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, desde que certificados e com frequência mínima de 75%, conforme prevê também a Resolução nº 789.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









