ter 16/dezembro/2025 09:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Alunos do Ensino Médio podem adiantar CNH com aulas de trânsito nas escolas

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Salomão, organização da sociedade civil, e tem como objetivo principal estimular a formação de jovens mais conscientes e responsáveis no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), está ampliando a oferta da disciplina eletiva “Educação de Trânsito” para mais quatro escolas da rede estadual.

Voltada a estudantes do Ensino Médio, a matéria oferece conteúdos teóricos do processo de formação de condutores e permite que os alunos, ao final, pulem diretamente para a prova de legislação da primeira habilitação.

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Salomão, organização da sociedade civil, e tem como objetivo principal estimular a formação de jovens mais conscientes e responsáveis no trânsito.

Além disso, acelerar o caminho para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A disciplina estreou em 2024, como projeto-piloto na Escola Estadual Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória.

Na primeira edição, 77 alunos do 3º ano do Ensino Médio concluíram a carga horária e foram certificados.

Com o sucesso da experiência, o projeto foi expandido em 2025 para outras quatro unidades escolares: EEEM Colégio Estadual (Vitória), EEEFM Vila Nova de Colares, EEEFM Rômulo Castello e EEEFM Professor João Loyola, essas três localizadas no município da Serra.

Para o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a proposta aproxima o tema da segurança viária do cotidiano dos estudantes e oferece benefícios diretos.

Ele destaca que a sociedade ganha ao inserir o tema trânsito dentro da escola, e que o aluno também é beneficiado, pois já sai com a parte teórica da autoescola cumprida.

“Com isso, pode ir direto para a prova de legislação e iniciar a etapa prática. Além disso, levamos simuladores de direção para que tenham a primeira experiência com a condução de forma segura”, afirma.

Teoria, prática e consciência no trânsito

Com carga de 90 horas, a disciplina exige frequência mínima de 75% e aborda temas como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania e Mecânica Básica.

Durante as aulas, os estudantes também participam de atividades práticas, como intervenções no ambiente escolar, criação de paródias, produção de placas de trânsito, exposições fotográficas e eventos do próprio Detran|ES.

A iniciativa está alinhada à Resolução nº 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite o aproveitamento da carga horária teórica por alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, desde que certificados e com frequência mínima de 75%, conforme prevê também a Resolução nº 789.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais