sáb 5/abril/2025 09:38
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Anchieta promove campanha para recolher lixo eletrônico

Camila Soares

O município de Anchieta vai realizar a 4ª campanha de recebimento de lixo eletroeletrônico. Dessa vez esse material será recebido em frente à Prefeitura, no período de 18 a 20 de novembro, de 9h às 16h.

A campanha acontece uma vez que a prefeitura não pode fazer esse recolhimento porta a porta, explica a gerente operacional de Recursos Hídricos e Naturais, Ana das Graças da Matta, “mas a municipalidade pode realizar acordos setoriais e parcerias para apoiar e promover campanhas de recolhimento voluntário.”

A responsabilidade pela destinação adequada é dos fabricantes, comerciantes, importadores e consumidores. O consumidor devolve ao comércio, que deve providenciar a devolução ao fabricante para o envio à reciclagem ou aterro industrial. Quem vai fazer esse manejo adequado é uma empresa parceira do município. “Depois do recolhimento, o lixo eletroeletrônico será destinado para uma empresa parceira, que irá destinar esse material corretamente”, explicou a gerente.

Não serão recolhidos materiais eletroeletrônicos fora da campanha. Só serão recebidos os materiais inteiros, ou seja, não podem ser entregues apenas as carcaças de material previamente desmontado. Lâmpadas, pilhas, baterias, tudo de imagem, cartuchos e tonners também não devem ser entregues nesta campanha.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Lixo eletrônico

A sucata eletrônica possui mais de 20 componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, por isso eles devem ser descartados corretamente, em hipótese alguma deve ser depositados diretamente na natureza, pois contamina a água, o solo, podendo afetar os lençóis subterrâneos responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

O descarte junto ao lixo comum também pode ser prejudicial, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas.

O que pode ser descartado

Eletrônicos: Notebooks, monitores, TV’s LCD e LED, roteadores, tablets, netbooks, DVD, Nobreak, Baterias de Nobreak, estabilizadores, fios e cabos, CPU’s (placas de circuito impresso, HD, memória, Fonte, processador, drive), celulares, todas as placas de circuito impresso, modens, teclados, mouses, servidores, centrais telefônicas, rádio comunicadores.

Eletrodomésticos: Aparelhos de ar condicionados, máquinas de lavar, coock tops, geladeiras, fogões, micro-ondas, forno elétrico e ferro de passar roupa, misteira, batedeira, liquidificador, espremedor de suco, panela elétrica, mixer, torradeira, multiprocessador. Secador de cabelo, chapinha, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prefeitura-cachoeiro-04-04-2025

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

estrada vargem alta-04-04-25

Ferraço anuncia “Caminhos do Campo” para ligar São Vicente a Vargem Alta

Foto: Hélio Filho/Secom

Governo dá início a serviço de oftalmologia em Piúma e inaugura creche municipal

chuva cachoeiro

Cachoeiro em alerta: previsão de fortes chuvas mobiliza Defesa Civil

mimoso-chuvas-igreja-04-04-25

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

O desfile foi adiado devido a fortes chuvas

Presidente Kennedy adia desfile cívico devido a previsão de fortes chuvas

MimosodoSul

Defesa Civil de Mimoso do Sul alerta para tempo severo neste fim de semana

Leia mais