Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim flagraram cenas de maus-tratos dentro de uma residência no balneário de Itaipava durante ação realizada na tarde desta quarta-feira (8). Um dos cães estava morto e pendurado pela coleira ao muro do imóvel.
No local, segundo relato dos fiscais, foi encontrado uma espécie de depósito de animais. Muitos estavam feridos e todos confinados em ambiente com pouco espaço e infestado de pulga e carrapato.
No espaço foram encontrados quatro porquinhos da índia, dois cães, sendo um deles morto e o outro com o corpo cheio de carrapatos, dois cágados e 63 coelhos, sendo 35 adultos e 28 filhotes.
Segundo a prefeitura, a fiscalização foi ao imóvel após receber denúncia de que havia um cachorro pendurado no muro da residência e que foi constatado durante a ação.
A prefeitura destaca que maltratar animais, sejam eles domésticos, domesticados ou silvestres, é crime. A Polícia Ambiental, a Polícia Civil e a Guarda Municipal foram acionadas para registro de ocorrência.
O proprietário do imóvel, segundo foi levantado no local, não reside na casa e não foi encontrado no momento da ação.