Está difícil tirar a carteira de identidade em Itapemirim, cidade do Litoral Sul do Espírito Santo. Quem procurou o setor de emissão do RG da Polícia Civil nos últimos dias encontrou a porta fechada e um cartaz informando que o fechamento ocorreu após a prefeitura exonerar a servidora que atendia ao público.
O setor atendia na rua Marcondes Souza, no Centro de Itapemirim, nos fundos da Guarda Municipal e em frente à delegacia. No mesmo lugar o cidadão podia solicitar a emissão de documento de antecedentes criminais.
O cartaz orienta os moradores a procurarem diretamente o setor de identificação da Polícia Civil em Vitória.
O delegado titular da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, Djalma Pereira Lemos, no entanto, informou que está em contato com a chefia em Vitória para providenciar uma servidora para atuar na região e reativar o serviço.
Ainda segundo o delegado, ele está conversando com integrantes da Prefeitura de Marataízes para que o serviço possa ser feito no posto de emissão de identidade do município vizinho até que a situação em Itapemirim seja resolvida.
O outro lado
A Prefeitura de Itapemirim, por meio de nota, informou, por meio de nota, que em função do término do contrato de trabalho, alguns setores ficaram com um número restrito de servidores. Um novo processo seletivo foi iniciado e está em fase de conclusão, segundo a administração.
A prefeitura informou ainda que está buscando no quadro de funcionários ativos um servidor que se enquadre no perfil, com as habilitações necessárias ao desenvolvimento das atividades do setor.