O sistema Aquaviário completou nesta terça-feira (20) um ano de operação, registrando a marca de aproximadamente 500 mil passageiros transportados em suas três linhas.
Integrado ao Sistema Transcol por meio do Cartão GV, o modal aquático tem se consolidado como uma alternativa eficiente ao tráfego terrestre na Região Metropolitana da Grande Vitória, oferecendo uma experiência de viagem que combina praticidade e uma vista deslumbrante da baía de Vitória.
Para marcar a data, o governador Renato Casagrande fez o trajeto entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória, destacando a importância do retorno do Aquaviário, uma antiga demanda da população capixaba.
“Um ano de Aquaviário e nós viemos utilizando o modal de Vila Velha para Vitória para comemorar essa marca. São mais de 500 mil pessoas transportadas nas mais de 22 mil viagens. São pessoas que utilizam a trabalho, lazer, turismo e muitos utilizam para fugir do trânsito e aproveitar essa vista maravilhosa que temos no Espírito Santo”, afirmou.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, comentou sobre a confiança dos usuários no sistema, refletida no expressivo número de passageiros em apenas um ano de operação.
“O Aquaviário é resultado do compromisso do Governo com a mobilidade e a inovação no transporte público, alinhado às necessidades da população e ao desenvolvimento da região metropolitana. Estamos trabalhando para expandir o sistema, com mais estações e embarcações”, destacou.
Expansão planejada
O Governo do Estado já planeja a ampliação do Sistema Aquaviário para os próximos anos, com a construção de novas estações em pontos estratégicos.
Em Vitória, os passageiros poderão contar com novas paradas no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na Rodoviária de Vitória.
Estações adicionais também estão previstas para os municípios de Cariacica e Vila Velha, fortalecendo ainda mais a conectividade da Região Metropolitana.
Com embarcações que operam de segunda a segunda, incluindo viagens noturnas nos dias úteis, o Aquaviário transporta cerca de cem passageiros por viagem.
A tarifa é a mesma do Transcol, R$ 4,70, e os sistemas são integrados, permitindo a conexão entre ônibus e embarcações sem custos adicionais dentro do período de integração.