seg 29/abril/2024 06:04
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Araciene, empresária do ramo de rochas Foto: Alessandro de Paula

A dama das rochas ornamentais

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Em um mercado predominantemente masculino como é o setor de rochas ornamentais, as mulheres precisam de muita disposição e inteligência para conseguir seu lugar de destaque, como é o caso da empresária Araciene Scaramuzza Pessin.

Hoje, aos 41 anos, ela é uma mulher de negócios. Administra duas importantes empresas do setor, a Gramobras Granitos e a Áquila Stone Design,  empresa do grupo que atende obras de alto padrão com produtos de design Brasil afora.

Mas para chegar até aqui, foram 24 anos de trabalho e aprendizado, desde que iniciou profissionalmente aos 17 anos.

Mãe de duas meninas, Alice e Louise, a empresária lembra que começou na profissão em 1998 e após 11 anos assumiu, em 2009, a administração dos negócios da família. Araciene é um exemplo vivo da máxima atribuída a Confúncio, de que a pessoa que trabalha com o que ama nunca mais precisará trabalhar na vida.

Quando fala do trabalho e da família, os olhos brilham e a emoção toma conta, exatamente por se lembrar de tudo que aprendeu com os pais, pioneiros na empresa, e com quem iniciou o aprendizado. Ela fala do desafio de conciliar as rotinas do dia-a-dia com a administração empresarial, mas conta que como filha mais velha sempre foi incentivada a se preparar para gerir a indústria familiar.

Relata que cresceu em meios aos negócios, pois seus pais sempre atuaram juntos na empresa e ela esteve por perto, vendo as negociações, nas viagens, e a relação deles com os clientes e com os colaboradores.

Araciene fala da sua convicção do quanto a sua infância e juventude foram significativas para projetá-la para o trabalho que exerce atualmente.

De seu escritório, Araciene tem visão da empresa. Foto: Alessandro de Paula

Mesmo numa sociedade que muitas vezes minimiza a importância da mulher, a empresária acredita que isto nunca foi empecilho que a impedisse de avançar.

“Sempre me inspirei na obstinação de mulheres fortes para conduzir a nossa atuação no mercado e entendo que independente do sexo, a postura e a conduta são preponderantes para a conquista de respeito e credibilidade na atuação empresarial”, pontua.

A empresária diz que o preconceito e as barreiras existem por ser mulher, mas que isso nunca a impediu de seguir sua trajetória. “Apesar de perceber o preconceito dentro do setor de rochas, eu nunca permiti que isso me intimidasse ou prejudicasse. Sigo na linha do que preconiza a administradora Sheryl Sandberg (hoje na diretoria do Facebook e autora do livro “Faça Acontecer”) quando a ela diz “sou apaixonada pelo que faço e, talvez por isso, nunca me senti inferior aos homens”.

Mas ela faz questão de deixar claro que se tem uma coisa que a impulsiona para gerir os negócios com segurança e eficiência é a rede de apoio amorosa e dedicada que a cerca.

“Penso que priorizar os objetivos é o caminho para se alcançar o sucesso nos campos pessoal e profissional”, destacou.

 

Olhar feminino e capacitação como diferencial

 

Foto: Alessandro de Paula

A empresária Araciene Scaramuzza Pessin entende que a mulher tem sensibilidade e uma conduta que pode fazer grande diferença em um setor como o de rochas ornamentais, pois consegue se impor com suavidade e dialogar com menos resistência em situações mais difíceis.

“Mas para isso é preciso estar preparada, ser de fato apaixonada pela atividade que exerce. Deve ter princípios e valores que a norteiam em sua caminhada, para assim garantir a credibilidade em sua conduta”, disse a empresária.

Então, o que se deve destacar é que ela acredita que o olhar feminino, quando bem aplicado, traz mais sensibilidade na condução da indústria, a exemplo do que a Gramobras vive hoje.

“Temos colaboradores com mais de 20 anos de atuação em nossa empresa e grande parte do quadro é de trabalhadores antigos. A partir de uma gestão aberta ao diálogo, garantimos a eles a estabilidade necessária para construírem suas carreiras em um ambiente sadio”, explicou.

Outro ponto de destaque da empresária é que, segundo ela, o olhar feminino conta muito no campo do desenvolvimento de produtos, nas ações de marketing, no atendimento aos clientes e nas negociações.

“Tudo isto faz com que as mulheres se destaquem. Quando adotamos uma trajetória de dedicação, lealdade e comprometimento, como é o nosso caso, eu costumo dizer que somos imbatíveis”, complementa.

Mas para vencer esses desafios aconselha que as mulheres se aperfeiçoem e busquem plena compreensão do ramo de atuação, com muito estudo e muita dedicação.

“É fundamental ser apaixonada pela área que atua para dar sentido à sua trajetória cotidiana. E seguir princípios e valores que a nortearão e a moldarão para se consolidar na carreira e obter o respeito e a credibilidade do setor”, finalizou.

E Araciene dá mais uma dica: “manter sempre o diálogo com Deus, pois só se vence com fé e com a certeza de que Deus está nos protegendo, guiando e abençoando em nossa caminhada”.

 

Especialização em Harvard

 

A formação acadêmica inicial de Araciene Scaramuzza Pessin teve como objetivo prepará-la para assumir a administração das empresas.

Ela conta que se graduou em Direito e também em Gestão Industrial em Mármore e Granito, e passou por mais cursos dentro da cadeia de processamento das rochas. Por fim, se pós-graduou em Gestão Empresarial.

A empresária lembra que atuou por mais de 10 anos no setor, quando sentiu a necessidade de se aprofundar nas questões técnicas da especificação de rochas.

Isto porque sempre teve uma busca contínua pela evolução do processamento do produto na empresa e por estar atendendo grandes obras de clientes de todo o país.

Por isto, relata, cursou Design de Interiores, se pós-graduou em Design para Mobilidade Urbana e também em Design Sustentável. Fez ainda outros cursos em instituições renomadas como a Harvard University onde cursou “Cidades do Passado, Presente e Futuro”.

 

O pai Aremildo Pessin, inspiração e porto seguro

 

Araciene e o pai Aremildo. Foto: Acervo da família

A empresária Araciene Scaramuzza Pessin diz que não há como falar da sua vida profissional sem falar do seu pai, Aremildo Pessim, que é sem sombra de dúvidas a sua grande fonte de inspiração.

“Ele ainda me inspira muito. Sua ousadia em empreender e ser pioneiro em nosso setor, em tantos aspectos, sua paixão pelos estudos, que o faz querer aprender muito até os dias de hoje, me motivam”, relata.

Casa de Pedra. Foto: Acervo da família

E se tem uma característica do pai que aponta como grande exemplo é a humildade em se relacionar com todos da mesma forma, sem distinção.

Outra é a fé inabalável que o mantém firme em seus princípios e valores. “Sem dúvida tudo isto me inspira e me guia”, comentou.

A empresária afirma ainda que seu pai continua sendo seu porto seguro e tem sempre palavras sábias, serenas e de apoio e incentivo.

“Mesmo que eu já administre nossa indústria há muitos anos sem a presença constante de meu pai, sei que posso contar com ele”, enfatiza.

E se seus pais a inspiram, diz que é preciso  lembrar dos avós e bisavós, que também são uma referência importante na sua caminhada.

“Pela luta como imigrantes italianos que vieram para o Brasil na busca de construir suas histórias, que diante de inúmeras incertezas venceram e são exemplo de garra, fé e dedicação”.

Uma das melhores lembranças da infância é ter vivido na Casa de Pedra, obra única completamente revestida e ornamentada em mármore e granito, construída por seus pais na década de 90, que a estimularam para o mundo do design e da arquitetura.

 

 

Gramobras tem 41 anos de mercado

 

A Gramobras está no mercado desde 1981, atuando desde a extração até o acabamento final, atendendo as grandes obras do cenário nacional.

A empresa sempre procura inserir novos produtos no mercado para ampliar a gama de aplicabilidades do setor de rochas.

Aremildo Pessin, fundador da Gramobras, foi pioneiro na produção do piso de 1,5 cm de espessura no final da década de 80 no Espírito Santo.

Ele também construiu a Casa de Pedra no início da década de 90 e marcou assim a história da evolução capixaba do setor de rochas pelo empreendedorismo e inovação propostos ao longo de sua atuação.

Hoje, a Gramobras avança significativamente no processamento das rochas, com cortes especiais em máquinas de última geração.

“Temos alcançado significativo avanço no desenvolvimento de produtos maciços em rochas, destinados ao uso na mobilidade urbana, já perfazendo na atualidade dezenas de projetos que trazem conforto ao tráfego de pedestres e à melhoria de vida nos espaços urbanos”, disse a empresária Araciene Scaramuzza Pessin.

 

O Sicoob como parceiro

 

A Gramobras está entre as 600 mil clientes do Sicoob, cooperativa de crédito que registrou um avanço de 27% nos últimos 12 meses, com aproximadamente 130 mil novas adesões.

De acordo com a empresária Araciene Scaramuzza Pessin, o Sicoob é um apoio importante e um grande parceiro, que é pessoalmente associada à cooperativa de crédito de Cachoeiro desde 2005.

Já a empresa de sua família é cliente desde 2003. “O Sicoob nos proporciona um ágil formato nas operações bancárias diárias, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência e a agilidade no atendimento das demandas das nossas empresas”, pontua.

Segundo ela, o Sicoob é considerado um parceiro no desenvolvimento das empresas a partir de sua visão de tratar cada cliente de acordo com sua necessidade, de disponibilizar um portal virtual ágil e simples de uso, facilitando as operações do dia-a-dia.

“Além de tudo eles têm uma equipe muito eficiente, que está sempre pronta a fazer o melhor por nossas empresas”, complementou.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais