sex 3/maio/2024 01:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Artesã capixaba decorou casamento de Juma na novela Pantanal

redacao
Redação Dia a Dia

A artesã Mikka Wentz está entre os 100 melhores artesãos do Brasil após conquistar o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Ela conta que a matéria que usa em seus trabalhos vem da feira, já que faz flores, arranjos, adornos e objetos decorativos com casca de cebola.

Os objetos decorativos bionaturais da artesã foram inclusive parar nas telinhas, no horário nobre. Ela já chegou a produzir mais de 8.500 mil peças para uma única cena de casamento em uma novela.

Mikka usou na decoração papéis artesanais de fibras diversas feitas à mão. E, em parceria com a empresa Papel Recriado, também capixaba, assinou a decoração da cerimônia da personagem Juma da novela Pantanal, da TV Globo, com suas flores.

”Minhas flores foram usadas em tudo quanto é lugar, desde a entrada da noiva, decoração dos bancos, altar da igreja, festa, bolo, a mesa do bolo”.

Os trabalhos de Mikka mostram toda a delicadeza e o cuidado no manuseio de papéis feitos a partir de fibras naturais.

A ideia de trabalhar com este tipo de artesanato surgiu a partir de uma provocação para produzir flores de papel em meados de 2014.

A artesã conta que já produzia flores em tecido, mas uma fornecedora propôs esse desafio, e na primeira gama de flores ela fez rosas em papel, da mesma forma que fazia em tecido, e ficou apaixonada.

Segundo Mikka, ela criou uma coleção de flores minúsculas de fibras naturais inspiradas na Mata Atlântica, nas flores do campo, fez pequenos buquês inspirados nas flores sempre-viva.

“Levei para uma feira, as pessoas se encantaram, mas não vendi praticamente nada. Mesmo assim, eu não desisti, continuei produzindo e vendendo para alguns clientes, e no outro ano, na mesma feira, uma produtora de uma emissora nacional gostou desse trabalho”, disse.

Segundo ela, o diferencial da sua arte, e o que faz com que o seu artesanato conquiste tantos públicos, está na sustentabilidade e no encantamento provocado pelos produtos.

Mika diz que sempre acreditou que o diferencial era o engajamento com a questão do ecoproduto e essa visão de cuidado com o meio ambiente e preservação da própria natureza humana, mas em uma consultoria do Sebrae/ES entendeu que vai além disso.

“O diferencial é que eu conto uma história através das fibras para emocionar as pessoas. E agora eu estou contando a história do Ticumbi”.

 

 

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais