qua 19/março/2025 06:18
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Artigo: Por que tantos brasileiros estão em situação de insegurança alimentar?

secreta-luz-30-04-23
Secreta Luz

É verdade que o Agronegócio no Brasil ocupa abundantes hectares no interior deste país de proporções continentais, e na lógica das coisas, não faria sentido não haver comida para suprir todos os habitantes, porém a verdade é que: o AGRO não é POP e o agro NÃO produz comida. Essas grandes produções não são voltadas para o abastecimento do mercado interno, não existe a preocupação de ofertar arroz, feijão, legumes e verduras e sim a de oferecer comodities, que são produtos primários para importação, como milho, trigo, soja, entre outros.

Segundo o Canal Rural, 75% dos alimentos que vão para a nossa mesa são produzidos pela agricultura familiar, no entanto, infelizmente, é o agronegócio que detém as maiores proporções de terra, além de incentivos do governo. Com a pandemia esse quadro se agravou, é muito mais difícil para um produtor de menor porte lidar com a crise que assolou o país, o que impacta diretamente nos preços, não só dos alimentos em si, mas também em todos os tramites que envolvem transporte, armazenamento, que são custosos e isso acaba sendo refletido no valor final, o valor que nós pagamos. O G1 publicou uma reportagem que expõe justamente isso, em como o custo de uma dieta saudável no Brasil é maior em relação ao resto do mundo.

Não é difícil ir ao mercado, por exemplo, e encontrar produtos, sejam leguminosas, grãos, frutas, com preços cada vez maiores, e que varriam demasiado de um varejista para outro, o que em contrapartida leva muitas pessoas a utilizarem a alternativa dos alimentos ultra processados, que contém um valor nutricional muito baixo, além de conterem muito mais açúcares, gorduras e conservantes, porém um preço mais atrativo, pois são produzidos por grandes conglomerados que mantém o valor mais acessível.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Por conta disso, segundo a ONU, ¼ dos adultos estão obesos e cerca de 8% das crianças com até cinco anos de idade têm sobrepeso, o que só prova que são consequências não do exagero, mas sim da falta, da falta de segurança alimentar. A má alimentação aumenta os riscos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, o que acarreta em mais uma demanda para o SUS, é um efeito dominó de pequenas tragédias e descaso sem tamanho.

Com todos os fatos apresentados, já se entende que além de cobrar os governantes escolhidos por nós, para que se mobilizem com políticas públicas frente a essa situação desumana, também podemos fazer nossa parte, apoiando movimentos campesinos, como o MST, que faz um trabalho de agricultura fantástico, além de comprar diretamente do produtor, indo à feiras, caso tenha acesso as mesmas.

Valorizar o produtor local é fortalecer a agricultura familiar, incentivar a agroecologia é incentivar a comer sem veneno e tomar consciência do problema nos leva à justiça social.

Iracema Clevelares Barreiros. Cachoeirense de 25 anos, estudante de Serviço Social, bilíngue e escreve nas horas vagas desde 2006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Ifes de Cachoeiro vai analisar ciclo de vida de rochas ornamentais

Projeto do Ifes Cachoeiro fará análise do ciclo de vida de rochas ornamentais

Orquídea cheia de flores veja o fertilizante ideal

Orquídea cheia de flores: veja o fertilizante ideal

Banco de Sangue do HECI está precisando de doadores

Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro necessita de doadores

Obras no Bairro Guandu seguem acelerando

Concluída instalação de galerias de macrodrenagem no bairro Guandu em Cachoeiro

Homem é levado à delegacia em Vargem Alta por divulgar blitz policial

Vargem Alta: Homem é conduzido à delegacia por divulgar blitz policial em grupo de WhatsApp

Hifa oferece serviços gratuitos de saúde para moradores dos arredores do hospital

Hifa promove ação solidária no sábado para moradores do bairro Sumaré

Crédito especial para mulheres em março

Nosso Crédito de Cachoeiro lança ação promocional para mulheres empreendedoras

Servidores da Câmara aprendem sobre primeiros socorros

Câmara de Cachoeiro promove treinamento de primeiros socorros para servidores

Leia mais