sáb 14/dezembro/2024 14:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto de Divulgação

Artistas cachoeirenses exibem webdocumentário sobre o Rio Itapemirim

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Afetar, desconstruir e conectar performer e público. É com esse objetivo que será lançada neste domingo (08), às 20h, no canal do YouTube do Grupo Atuação a websérie Corpo-Rio, documentário experimental em cinco episódios, produzido pelo coletivo de artistas Atuação, de Cachoeiro.

A websérie, destaca Weber Miranda, performer, produtor executivo e um dos diretores do projeto, seria uma forma diferente de retratar a relação dos seres com os recursos hídricos e os demais elementos da natureza, focando no trajeto do Itapemirim, que tem uma importância muito grande para toda a região – tanto do ponto de vista socioambiental, quanto por aspectos culturais e afetivos.

Ele conta que Corpo-Rio foi produzido durante o primeiro semestre de 2021, a partir de visitas, laboratórios e pesquisas do grupo em quatro cidades capixabas por onde o rio passa: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

O episódio de estreia, Prelúdio, apresenta os artistas Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Miranda dançando em uma casa de Cachoeiro, com marcas visíveis de uma enchente ocorrida em janeiro de 2020.

Os episódios seguintes foram filmados em locais abertos das quatro cidades, traçando paralelos entre aspectos do rio e os quatro elementos da natureza.

Em Alegre, o elemento “ar” é o tema escolhido devido ao vapor d’água da imponente Cachoeira da Fumaça. Em Jerônimo Monteiro, o cultivo e a agricultura evocam o elemento “terra”.

Em Cachoeiro, onde o rio corre em meio à paisagem fortemente urbanizada, o elemento “fogo” se faz presente. E o encontro final com o oceano Atlântico, em Marataízes, aborda o elemento “água”.

Weber Miranda enfatiza que o objetivo do projeto é também trabalhar a interface entre ecoperformance e vídeo-documentário, para trazer à tona imagens desta imersão corpo-rio e ampliar o cuidado com o meio global conectado com uma práxis artística que busca um corpo ético/político/estético.

“As imagens criadas não são apenas imagens, mas pulsões, proposições capazes de afetar, desconstruir e conectar performer e público”, conclui Weber.

Corpo-Rio foi selecionado em edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

SAIBA MAIS

http://linktr.ee/corporio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

caminhao-bau-12-12-2024

Caminhoneiro de 28 anos morre ao bater em carreta na BR 101 Sul

tour-360-pedra-do-caramba-12-12-2024

Acesse o Tour 360 e conheça a incrível Pedra do Caramba

acidente-carreta-onibus-br-11-12-2024

Ambulância sofre colisão enquanto socorria vítima de batida entre carreta e ônibus na BR 101

Corte de árvores na escola Zilma Coelho Pintor

Ministério Público vai investigar corte de árvores na escola Zilma Coelho

Leia mais
plugins premium WordPress