qua 24/abril/2024 12:40
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Árvore com quase 100 anos está sendo cortada em Mimoso e revolta moradores

redacao
Redação Dia a Dia

Uma árvore de mais de 80 anos está sendo cortada no centro de Mimoso do Sul e o fato revoltou a moradores e comerciantes da cidade. O tronco ainda está de pé, mas será arrancado.

Surpreendidos com a ação, que começou com a poda de todos os galhos, a população busca explicação para a ameaça de supressão da árvore quase centenária, segundo um morador que tem um comércio na praça central da cidade há mais de 30 anos.

“Hoje fizeram o corte de uma figueira que já é considerada como patrimônio da cidade, mas como alegaram, infelizmente o dinheiro e o progresso estão acima dessas questões ambientais”, reclama. O homem diz que ouviu uma fala do prefeito de que houve uma liminar da justiça autorizando o corte.

“Há tempos atrás, o proprietário do imóvel próximo da árvore já tentou por outros meios matá-la injetando veneno. Mas lamentavelmente a derrubada está acontecendo”.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos José Olímpio de Souza Pereira, a árvore será cortada porque o proprietário da casa próxima, que não quis dar entrevista, ganhou na Justiça, após brigar por dez anos, o direito de cortá-la por causa dos danos que ela causou à residência da família.

Segundo José Olímpio as raízes danificaram as instalações hidráulicas, comprometendo o vaso, as pias e o encanamento do banheiro, além de ter abalado toda a estrutura do imóvel.

“A árvore deu um monte de mudas, e elas foram brotando dentro da casa, um imóvel construído em 1910, antes do plantio da árvore por um ex-prefeito”, explica.

A EDP atuou no local e fez a poda da árvore, mas segundo a assessoria da concessionária, o serviço é feito onde há riscos, e que não cabe a ela o corte, mas à Prefeitura. Já o secretário de Serviços Urbanos diz que sua equipe está apenas limpando e retirando os galhos do local.

“Tem que ficar muito claro para os moradores que ninguém ia cortar uma árvore centenária se não tivesse um motivo sério. Preocupado com a repercussão, o Ministério Público até pediu apoio da Polícia Militar para que o serviço fosse realizado”, informou.

Aguardamos retorno do Ministério Público sobre o assunto.

 

 

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Leia mais