qui 25/abril/2024 00:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

As plantas curam, assegura idoso que cultiva ervas medicinais em Jaciguá

redacao
Redação Dia a Dia

Nilton Francisco Altoé, 81 anos, morador do distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, é conhecido como o senhor das ervas. Ele fez do amor pelas plantas uma atividade que ajuda a milhares de pessoas.

O apelido é justificável quando se conhece o seu recanto verde, que ocupa uma área de mil metros quadrados e tem mais de 500 plantas medicinais e nativas com as quais ele fabrica pomadas, extratos para chás e xaropes caseiros.

Tudo isso após mais de três mil horas de cursos nas Universidades Federais de Viçosa, do Espírito Santo e Federal Fluminense. ” “Eu estudei, procurei saber a substância que tem em cada planta e a quantidade certa que deve ser utilizada”, relata.

“Seo” Nilton conta que herdou o dom do uso medicinal das plantas com os antepassados e lembra que, quando criança, era com as ervas que a avó materna o medicava. “Era só eu reclamar de dor de barriga que ela me dava o sumo da arruda”.

Além do conhecimento da avó em relação ao poder curativo das plantas, Nilton ressalta que na sua infância e juventude a farmácia mais próxima era em Cachoeiro, distante cerca de 40 km, num tempo em que o deslocamento não era tão simples como nos dias atuais.

“A gente se virava como podia, né? Meus antepassados sabiam como aplicar, então aplicavam na gente”, revelou. Nilton ainda se emociona aos lembrar dos tempo de criança e das ervas com que era tratado pela avó.

O idoso mostra com orgulho a variedade de ervas medicinais que cultiva no quintal da casa e que já ajudaram, segundo ele, milhares de pessoas.

Nilton conta que o amor pelas plantas, que fazem parte de sua memória afetiva da infância, começou após ter participado de um evento nas montanhas capixabas.

“Fui em São Paulinho do Aracê, em Domingos Martins, numa festa da verdura, e o moço que estava falando no microfone falou que lá estava acontecendo uma exposição. Fiquei curioso e fui até lá e gostei. Pedi para trazer aquelas plantas e assim comecei meu jardim aqui.”, afirmou.

De acordo com o aposentado, para preparar chás para curar diarreia, má-digestão, xaropes para resfriado e pomadas para tratar problemas de pele ele se profissionalizou e o que aumentou sua experiência foi o fato dele ter participado da construção do horto municipal de Vargem Alta.

“Em 1991 prestei concurso na prefeitura e comecei a montar o horto. Participei de várias palestras, encontros e cursos. Fiz vários cursos. Se juntar os diplomas, tenho mais de três mil horas de capacitação.”, disse.

Defensor do poder curativo das ervas medicinais, Nilton ressalta que confia na medicina, mas que acredita na natureza como meio de ajudar a vencer os problemas de saúde.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais