Foto: Twitter/Reprodução

As regras para retirar cloroquina na Farmácia Municipal de Cachoeiro

As regras para retirar cloroquina na Farmácia Municipal de Cachoeiro
As regras para retirar cloroquina na Farmácia Municipal de Cachoeiro
Redação Dia a Dia

Já estão disponíveis no portal da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim as regras para a distribuição de cloroquina para os pacientes de Covid-19 que buscarem os serviços da Farmácia Municipal na internet. Um dos objetivos é reforçar a orientação de que a receita médica necessária para a retirada do remédio no local é a chamada receita de controle especial, uma vez que, a partir de recente resolução da Agência Nacional Vigilância Sanitária (RDC 351/2020), o medicamento passou a ser considerado um psicotrópico.

Além disso, o usuário precisa ter em mãos o cartão do SUS e o Termo de Ciência e Consentimento, preenchido e assinado pelo médico e pelo paciente ou responsável.

O modelo do documento, que informa os efeitos colaterais possíveis e a não existência, até o momento, de estudos científicos que comprovem a eficácia da cloroquina no tratamento da doença, está disponível no site para ser baixado.

Outras doenças

A Farmácia Municipal também frisa que disponibiliza a cloroquina, exclusivamente, para o tratamento de Covid-19, em razão da pandemia. Para outras doenças com indicação de tratamento com o medicamento, como lúpus e reumatismo, o usuário deve procurar pela Superintendência Regional de Saúde, situada no bairro BNH.

“A cloroquina é uma das alternativas terapêuticas previstas no nosso Plano de Contingência para Covid-19 e está disponível na Farmácia Municipal, que cumpre todas as exigências para dispensar o medicamento”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A Farmácia Municipal está localizada na rua 25 de Março, 73/79 (prédio do antigo Sine), e funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5385.

Ultimas Notícias