qui 24/abril/2025 01:31
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Assembleia aprova reajuste de 10% para profissionais de enfermagem

redacao
Redação Dia a Dia
projeto que 10% de reajuste a enfermeiros é aprovado

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou nesta terça-feira (18), em sessão extraordinária, dois projetos que reajustam os subsídios de categorias de servidores públicos estaduais em 10%. Bastante debatido, o Projeto de Lei (PL) 113/2025 , que é voltado para profissionais da saúde, beneficia os cargos de Auxiliar de Enfermagem (QSS), Auxiliar de Serviços Médicos e Técnico em Enfermagem (QSS).

Também foi aprovado o PL 112/2025, que concede o mesmo valor para diversos cargos que estão em extinção na administração direta e indireta do Poder Executivo estadual. 

Ambas as iniciativas foram relatadas nas comissões reunidas de Justiça, Saúde e Finanças pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). Ele rejeitou as emendas apresentadas com o mesmo argumento, de que as mesmas não apontavam impacto financeiro e que necessitavam de cálculo atuarial. Na sequência, emitiu parecer pela constitucionalidade e aprovação do texto original, sendo acompanhado pelos membros dos colegiados e depois pelo Plenário da Casa. 

A deputada Janete de Sá (PSB), enfermeira de formação, explicou que a categoria da enfermagem é composta pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares, e deixar os primeiros de fora causaria uma situação constrangedora. “Não podemos acirrar esse clima organizacional dentro da saúde. É uma categoria única com subdivisões. Nós trabalhamos a união da enfermagem para todos receberem acima do piso nacional”, salientou.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Coronel Weliton (PRD) reforçou o posicionamento da colega e contou que foi procurado pelo Sindicato dos Enfermeiros solicitando a inclusão deles na proposta. O deputado considerou uma injustiça não incluir os profissionais entre os beneficiários. “O governo tem que enviar um novo projeto incluindo os enfermeiros”, afirmou. 

Também se manifestaram a respeito da proposição os deputados Delegado Danilo Bahiense (PL), João Coser (PT), Alexandre Xambinho (Podemos) e Camila Valadão (Psol), que destacou que o Sindipúblicos já começou a campanha salarial e pediu que o governo inicie o processo de negociação para discussão do reajuste anual geral com as diversas categorias do funcionalismo público.

Ao final da votação das duas iniciativas, o presidente Marcelo Santos (União) agradeceu os pares pela dedicação na votação dos projetos e enalteceu a luta dos representantes dos servidores públicos. “Parabenizo Geisa (presidente do Sindsaúde), Renata (presidente do Sindipúblicos) e Iran Caetano (ex-presidente do Sindipúblicos), que auxiliaram na discussão salarial e que buscam a melhoria das condições para os servidores públicos”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Traslado-corpo-Papa-Francisco-23-04-25

Corpo do Papa Francisco é levado para a Basílica de São Pedro com homenagem de 20 mil pessoas

cachoeiro-23-04-25

Cachoeiro registra crescimento em mais de 20% na abertura de empresas no primeiro trimestre

alunos-canadaa-23-04-25

Estudantes do Intercâmbio Sedu retornam do Canadá

bispos-papa-23-04-25

Papa Francisco nomeou seis bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

operacao-kadronII-23-04-25

Kadron II: operação integrada reforça fiscalização do trânsito em Cachoeiro

Encceja-11-01-21

Inscrições abertas para Encceja 2025

projeto-transporte-coleitovo-22-04-25

Câmara aprova projeto de lei que regulamenta transporte alternativo em Cachoeiro

lis-avancini-22-04-25

Vem Louvar Cachoeiro acontece nesta quarta na praça Jerônimo Monteiro

Leia mais