
Na próxima quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa (Ales) vai debater um assunto que vem provocando discussões na comunidade escolar: o anúncio do governo do Estado de volta às aulas presencias no mês de outubro. Para debater os possíveis riscos dessa retomada, a Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional e Estadual de Educação vai realizar uma audiência pública virtual, às 10 horas.
As aulas presenciais estão suspensas desde março em virtude da pandemia do novo coronavírus. Agora, no último dia 25, o Executivo estadual divulgou um cronograma para o retorno das aulas presenciais. Nesta segunda-feira (5), volta a rede privada e no dia 13 será a vez da rede pública estadual. Os municípios, entretanto, terão autonomia para decidir se retomam ou não as atividades escolares.
O plano governamental prevê a adoção de protocolos de controle e prevenção contra a Covid-19, a permanência de menos alunos por sala de aula, revezamento entre as turmas, entre outros. Contudo, os pais que desejarem poderão optar por manter os filhos na modalidade de ensino remoto.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Para o evento, que será mediado pela secretária-executiva da Frente, a deputada estadual Iriny Lopes (PT), foram convidados os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, e da Educação, Vitor de Angelo; a secretária-geral da Gestão Provisória da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (Ueses), Kaliana Tolentino Lenzi Soares; o secretário-geral da Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo (Assopaes), Aguiberto Oliveira de Lima; e a representante do Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo (Comeces), Maria do Carmo Paoliello.
A possibilidade de retorno das aulas presenciais durante a pandemia também já esteve em pauta na Comissão de Educação e em discursos parlamentares.