Atualizado às 17 horas
O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Brás Zagotto, anunciou que irá realizar audiência pública na próxima quarta-feira (15), às 19 horas, para discutir a proposta de um empréstimo de 50 milhões de dólares, aproximadamente R$ 250 milhões, solicitado pela prefeitura.
Pela manhã, Brás tinha anunciado que o evento seria na sexta (17), porém depois decidiu alterar a data sob a justificativa de facilitar a participação da população.
O evento, que ocorrerá na Câmara Municipal, visa envolver a comunidade e as entidades locais no debate sobre este significativo empréstimo financeiro.
Zagotto explicou que decidiu convocar a audiência devido à magnitude do empréstimo e a necessidade de um amplo diálogo com a sociedade. “É uma responsabilidade grande, e não posso decidir isso sozinho. Precisamos ouvir a população, as entidades representativas, as igrejas e os políticos locais”, afirmou o presidente da Câmara.
Durante a audiência, serão discutidos os impactos do empréstimo no orçamento municipal, benfícios e as implicações para a cidade de Cachoeiro. Segundo Brás, o prefeito Victor Coelho, convidado especial do evento, terá a oportunidade de apresentar os detalhes do projeto na tribuna, incluindo as obras que serão realizadas com o recurso financeiro e como beneficiarão à cidade.
O empréstimo proposto pela prefeitura será financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF) e está destinado a melhorar infraestrutura e serviços públicos em Cachoeiro. O financiamento apresenta condições favoráveis como uma taxa de juros de 4,55% ao ano, com o pagamento estendido por 18 anos.