Inaugurada na última quarta-feira (18) no Espaço Cidadão, a Escola do Legislativo inicia suas atividades com programação voltada para mostrar à sociedade qual é a função da Câmara Municipal de Cachoeiro e como o trabalho dos vereadores interfere na vida das pessoas. A aula inaugural aconteceu na manhã desta sexta-feira (20).
“Estou realizado com o que vimos aqui hoje. Este encontro prova que este espaço se justifica e já valeu a pena”, destacou o vereador Diogo Lube, coordenador da Escola.
Na próxima segunda-feira (23), às 14h30, será ministrada a palestra “Setembro Amarelo – Informação em Defesa da Vida” para servidores, com os psicólogos Thiago Machado e Fábia Cristina, e mediação do vereador Diogo Lube.
Aula inaugural
A aula inaugural, da qual participaram estudantes da Escola Guimarães Rosa, ficou a cargo do professor David Alberto Lóss (que dá nome à Escola do Legislativo) e de Almir Forte dos Santos (que dá nome ao Plenarinho), ambos ex-vereadores, que enfatizaram a importância do conhecimento sobre as atribuições do Legislativo municipal.
“Quem quer conhecer o mundo tem que conhecer primeiro a sua aldeia. Então participem, conheçam, questionem”, incentivou o professor David, que fez um breve relato histórico do Poder Legislativo e da Câmara de Cachoeiro desde a sua fundação e da importância do trabalho dos vereadores.
Almir Forte dos Santos explicou a teoria da separação dos Poderes, de Montesquieu – divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário -, e destacou o papel da Câmara.
“A função legislativa é ampla, múltipla e realmente representa a sociedade porque os vereadores retratam a pluralidade e quem for eleito, independente da condição social, pode exercer o seu mandato”, afirmou.
Fabrício Lóss, da Escola Guimarães Rosa, elogiou o espaço, voltado para a promoção de discussões importantes para a comunidade e para os estudantes. “A Câmara de Cachoeiro está de parabéns. Gostei muito do que vi aqui hoje”, afirmou.