Com o objetivo de agilizar as obras de macrodrenagem e garantir a segurança de pedestres e motoristas, a avenida Beira Rio, em Cachoeiro de Itapemirim, ficará totalmente interditada neste final de semana no trecho entre as ruas Cesar Missi e Pedro Dias.
Segundo a prefeitura, as equipes trabalharão com escavação, confecção de poço de visita (PV), assentamento de tubo de polietileno de alta densidade (Pead), reaterro e compactação.
A previsão da Secretaria Municipal de Obras é de que, na segunda-feira (6), possa ser retomado o esquema de trânsito adotado até esta sexta-feira (3): passagem liberada apenas para veículos pequenos, em meia-pista, e desvio de ônibus e caminhões para rotas alternativas.
A macrodrenagem é uma obra necessária para dar fim aos constantes alagamentos que atingem principalmente o bairro Nova Brasília e o Guandu. Serão investidos R$ 55,2 milhões nesta primeira etapa, com recursos do governo do estado. O projeto prevê ainda melhorias na urbanização e paisagismo.
A Prefeitura ressalta que tem mantido diálogo constante com a população sobre os desdobramentos das obras na Beira Rio e adotado medidas para acelerar os trabalhos, com a finalidade de liberar o trânsito o mais breve possível.
Agentes de trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal, estão atuando em pontos de conflito para ordenar o tráfego.
“Estou acompanhando de perto os impactos na cidade e nossa equipe tem se reunido diariamente a fim de aplicar soluções para mitigar os inevitáveis transtornos decorrentes de uma obra desse porte, que é fundamental para resolvermos problemas crônicos de alagamento e enxurrada no bairro Nova Brasília e outras áreas da cidade”, afirma o prefeito Victor Coelho.
Rotas alternativas
Com a interdição total, os condutores terão que recorrer a vias alternativas, que também devem ser consideradas quando o trânsito no trecho estiver em meia-pista, como forma de evitar grandes retenções do tráfego.
Quem precisa acessar a região do trevo da Ilha da Luz pode utilizar a ponte Fernando de Abreu para fazer o contorno pelo bairro Aquidaban, até chegar na ponte Guadalajara (Ilha da Luz).
A partir do Aquidaban também é possível retornar à Beira Rio depois do trecho em obras, pela ponte Juscelino Kubitschek.
Para quem quer acessar a avenida Jones dos Santos Neves uma opção é a avenida Aristides Campos.
Mudanças no transporte público
A interdição na Beira Rio também gera mudanças temporárias na operação do transporte coletivo municipal e intermunicipal.
As linhas que têm a via em seus itinerários estão passando pela ponte municipal Fernando de Abreu (Centro x Independência) para fazer o contorno pelo bairro Aquidaban e retornar à Beira Rio usando a rua Samuel Levy e a ponte Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga).
Por isso, a parada desses ônibus na Beira Rio foi provisoriamente transferida para a área em frente à academia pública no calçadão da avenida.
No caso do ponto da Praça Jerônimo Monteiro (em frente à Câmara Municipal), a alternativa de embarque para os passageiros é a parada da rua Costa Pereira (em frente à Catedral de São Pedro).