Moradores que vivem perto do Monumento Natural do Itabira, em Cachoeiro, estão preocupados com a soltura de balões que tem se repetido nos últimos 15 dias.
A prática, além de ilegal, pode causar incêndios e colocar em risco a vida das pessoas e a Mata Atlântica da região, que é uma área de preservação ambiental.
A denúncia foi feita por Marcos Fabre, presidente da Associação dos Produtores, Proprietários e de Turismo do Itabira (Amori).
Segundo ele, um balão teria caído no distrito da Gruta no dia 19 de junho. Outro foi visto no último domingo (29), já pegando fogo e soltando fogos de artifício, mas não há informações exatas sobre onde caiu.
Fabre acredita que os balões tenham sido soltos em bairros do entorno de Cachoeiro.
“Estamos muito preocupados. Um incêndio causado por um balão pode ser muito grave, colocando em risco tanto a vida das pessoas quanto a biodiversidade dessa área”, alertou.
A subsecretária de Recursos Naturais e Saneamento Básico de Cachoeiro, Fabiana Ramos Dias Caçador, confirmou que a Secretaria de Meio Ambiente recebeu denúncias nesse sentido.
Ela informou que certamente foram lançados em outros locais e se deslocaram até a região do Itabira.
“Estamos tomando as providências. Já enviamos ofício à Polícia Ambiental para identificar os responsáveis e evitar que isso volte a acontecer, mais ainda não recebemos retorno”, explica.
O fato preocupa, segundo Fabiana, porque esses balões representam riscos tanto para a natureza quanto para a população. “Infelizmente esse processo de retorno e demorado”, conclui.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅