Bancos e financeiras foram os campeões de reclamações dos consumidores no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas de 2019 divulgado pelo Procon de Cachoeiro de Itapemirim na quinta-feira (12). De acordo com o documento, 508 processos foram formalizados no ano passado.
No ranking de reclamações, figuram ainda produtos (móveis, celulares e roupas), serviços essenciais (telefone, luz, água), saúde e habilitação.
O coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Souza, destaca que a publicação do cadastro é norma prevista no Código de Defesa do Consumidor.
“Todos os Procons precisam divulgar esse documento, sempre às vésperas ou no Dia do Consumidor, que é 15 de março. É uma forma de assegurar aos consumidores o direito à informação, proporcionando a eles condições de escolher melhor quem vai contratar”, frisa.
A lista está disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área do Procon, na aba ‘Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas’.
Alerta
O Procon de Cachoeiro alerta que, assim como em outras datas comemorativas, é preciso ficar atento às promoções que surgem em alusão ao Dia do Consumidor, pois muitos sites de compras e lojas aproveitam essas datas para estimular o consumo dos produtos e serviços. A recomendação é ter cautela e recorrer à pesquisa e comparação de preços.
O Procon de Cachoeiro fica na rua Bernardo Horta e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nesta sexta (13), excepcionalmente, o órgão realizará atendimento das 8h às 12h, para que, no período da tarde, sejam feitos serviços de manutenção no local.