Para tentar impedir a passagem de motos nas trilhas de acesso ao topo do Frade e a Freira, em Itapemirim, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) instalou barreiras feitas com troncos de eucalipto no final da estrada.
De acordo com o gestor da unidade de conservação, Leonardo Paganoti Marinato, o órgão também prepara a confecção de placas de sinalização na estrada alertando sobre a proibição de motos no local.
Ele ressalta que a passagem de motos, além de afugentar pássaros e provocar erosões na trilha, pode resultar em acidentes com pedestres. Neste domingo (16), foram registradas 113 pessoas no mirante, afirmou Leonardo.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Mesmo com a barreira feita de madeira, alguém conseguiu retirar um dos troncos do local para passar com a moto.
“Eu estive lá neste domingo, conversei com alguns motociclistas que se comprometeram a não seguir pela trilha. Tem uma área onde é possível estacionar. Até ali é permitido, mas após esse trecho a passagem de moto é proibida”, explicou.
Ponto turístico, o Pico do Frade e a Freira, com seus 683 metros de altitude, é uma unidade de conservação. O local é muito acessado por alpinistas. A montanha também tem um mirante, onde é possível acessar de carro e uma breve caminhada pela trilha.