qui 27/março/2025 03:14
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação Diocese de Cachoeiro

Bispo da Diocese de Cachoeiro lança livro sobre suas experiências em Moçambique

redacao
Redação Dia a Dia
Bispo de Cachoeiro lança livro sobre Moçambique

O Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, lança na próxima terça-feira (18), o livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”, publicado pela Edições CNBB, uma obra que explora um testemunho de fé e compromisso para com os mais pobres. O livro será lançado na Catedral de São Pedro, às 18h30, em Cachoeiro de Itapemirim.

Com uma abordagem ampla e perspicaz, o livro narra suas experiências em Moçambique, denunciando as injustiças sofridas pelo povo de Cabo Delgado e trazendo à luz histórias de sofrimento e esperança. Com uma linguagem simples e profunda, o autor revela o rosto da Igreja que caminha com os marginalizados, enfrentando desafios e oferecendo consolo em meio à dor. Este livro desafia o leitor a sair de sua zona de conforto e abraçar a missão de ser solidário com os crucificados da história.

Trata-se de uma obra que traz reflexões sobre a realidade culturalmente muito bonita e com uma Igreja viva e jovem, mas num ambiente de muito sofrimento, contou dom Luiz, já que vive uma onda de violência e ataques à população de Cabo Delgado com essa insurgência islâmica que começou em 2017.

“Não só por causa da pobreza em si – e eu estava na região mais pobre que é a região norte -, mas estamos também enfrentando uma guerra terrorista por causa de recursos naturais e uma guerra que já fez milhares de mortos e 1 milhão de deslocados. É um trabalho muito exigente para a Igreja. Para se ter uma ideia, nós tínhamos lá na Caritas diocesana, antes da guerra, 5 pessoas e nós passamos para 80 pessoas, tamanha a quantidade de trabalho e de recursos com que nós tivemos que lidar para atender as pessoas da guerra”, conta o Bispo.

O bispo brasileiro de coração africano foi quem denunciou ao mundo os ataques sofridos em Cabo Delgado, que continuam atualmente no norte de Moçambique e por toda África

“As pessoas continuam ainda vivendo debaixo de lonas, nos quintais, vivendo de favor. As ajudas internacionais que no início, depois que o Papa entrou, digamos assim, na guerra, começou a falar da guerra de Cabo Delgado, as ajudas cresceram. Mas depois que começou a guerra entre Ucrânia e Rússia, entre judeus e palestinos, as atenções se voltaram para lá e agora há uma escassez de recursos, inclusive na Igreja, porque os recursos diminuíram muito. O apelo que eu faço é que nós não esqueçamos as guerras da África que são cerca de 30: das 50 guerras atuais no mundo cerca de 30 são na África, e a guerra de Cabo Delgado é uma daquelas muito triste que tem provocado essa saída, esse êxodo das pessoas das suas aldeias, dos seus distritos, das suas cidades, países, em busca de salvar a própria vida,” alerta.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O livro com 216 páginas abrange uma ampla variedade de relatos e testemunhos dos quase 20 anos, como missionário e depois como bispo, em Pemba. O título reúne contribuições de escritores e historiadores como a Dra. Patricia Teixeira Santos, professora associada de História da África da Universidade Federal de São Paulo; Dr. Nuno de Pinho Falcão, Professor Adjunto da Licenciatura em História do Instituto de Humanidades e Letras (Campus Malês) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Dra. Keith Valéria Barbosa, Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Camila Castro de Souza, Professora de História e editora de livros.

Toda a arrecadação com as vendas dos livros será destinada a Cáritas Diocesana de Pemba, em Cabo Delgado, Moçambique.

Serviço

Lançamento do livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”

Dia: Terça-feira, 18 de março 2025

Hora: 18h30

Local: Catedral de São Pedro (R. Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aluguel de container

Como funciona o aluguel de container para obras e eventos

Cristiane Norbiato buscou auxílio com o Bandes para reerguer o seu negócio

Uma ano depois: o caminho da reconstrução econômica em Mimoso

Antúrio no Feng Shui energia e equilíbrio para seu lar

Antúrio no Feng Shui: energia e equilíbrio para seu lar

Vice-prefeito Junior Corrêa acompanha Ricardo Ferraço em visita às obras da cidade

“Estamos trabalhando com união e compromisso”, diz Júnior Corrêa, no aniversário de Cachoeiro

realidade virtual-forno grande-25-03-2025

Biblioteca Itinerante leva realidade virtual para alunos do Forno Grande

Campus do Ifes em Kennedy

Prefeitura e Ifes avançam no projeto do campus em Kennedy

Maya conquista mais um título em sua carreira de surfista

Cadela surfista Maya conquista o 2º lugar no SUP DOG em Saquarema

População se reuniu na praça para relembrar vítimas da tragédia

Mimoso inaugura monumento com nomes das vítimas da enchente de 2024

Leia mais