O bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Dario Campos, será o novo arcebispo de Vitória. O comunicado oficial saiu nesta quarta-feira (7) pela Nunciatura Apostólica do Brasil.
Ainda, de acordo com o comunicado, o papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Luiz Mancilha Vilela, e nomeou Dom Dario como o novo arcebispo.
Dom Dario é bispo da Diocese de Cachoeiro há sete anos, desde que tomou posse, no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.
Ele é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG).
Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG).
Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).
COMUNICADO
Nunciatura Apostólica do Brasil
A nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado pelo Excelentíssimo Dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC, em conformidade com o 401 § 1 do Código de Direito Canônico, nomeou Arcebispo de Vitória, no Estado do Espírito Santo, o Excelentíssimo Dom Dario Campos, OFM, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito santo.