sex 21/março/2025 23:24
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Alessando de Paula

Black Friday bomba em Cachoeiro e se consolida entre consumidores

Camila Soares

A Black Friday já entrou para o calendário nacional do comércio e também do consumo. Muitas lojas aproveitaram a ânsia dos consumidores para lançarem promoções mesmo antes da tão esperada última sexta feira de novembro.

Comerciantes também conseguiram se desfazer de produtos estocados com valores mais acessíveis para quem compra. No município de Cachoeiro de Itapemirim, a Black Friday já está entre as datas de maior volume de vendas, se tornando tão importante quanto o Natal e o Dia das Mães.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL), o resultado desse período para o comércio local foi positivo. O diretor da CDL Wellington Gama, associa esse crescimento às ações do governo federal e local.

“A gente viu uma ascensão das compras comparado com outros anos, tendo em vista ações do governo, como a liberação do saque do FGTS e outras ações locais, como a renegociação de dívidas, permitindo o nome limpo para ter acesso ao crédito e voltar a consumir”, afirma.

Wellington Gama acredita que o entendimento do conceito da Black Friday por parte dos consumidores também tenha influência no volume de vendas.

“A gente tem observado que quando se falava de Black Friday, como ela é uma linguagem americana, muitas pessoas não entendiam o que era isso. E hoje já se tornou um dia universal, todas as pessoas já sabem que esse é um dia para ir às compras, de fomentar o varejo”, explica.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O diretor da CDL destaca que neste ano também foi crescente o número de compras virtuais, realizadas pela internet, local onde “o consumidor, cada vez, mais tem acesso e segurança ao comprar”.

Wellington Gama explica que a iniciativa de aderir ao Black Friday parte diretamente dos lojistas e que a Câmara não influencia o comércio nesse sentido, “o acesso à informação faz com que o próprio comerciantes veja a necessidade de fazer algo diferente para atrair o consumidor”.

A CDL Cachoeiro ainda não tem informação sobre o quanto foi vendido nesse período.

Perfil de consumo

Por conta dos preços abaixo da média, Wellington Gama ressalta que muitos consumidores nem sempre compram o que têm necessidade. “As pessoas compram aquilo que têm desejo, mas muitas delas também aproveitam a oportunidade do preço baixo”, pontua.

Outra observação é em relação à organização do consumidor para o período da Black Friday. Segundo ele, algumas pessoas reduzem o consumo durante todo o mês para “pisar no acelerador do consumo” na última sexta-feira do mês de novembro.

“Algumas pessoas preferem segurar o consumo no mês de novembro para efetuar as compras que desejam no dia da Black Friday, e na maioria das vezes a pessoa faz o consumo normal no cotidiano e acelera ainda mais nesse período, fazendo compras acima da média de consumo mensal”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ONG recebe doação de mais de 500 kg de alimento

ONG que auxilia mulheres vítimas de violência recebe doação de mais de 500 kg de alimentos

Ricardo Ferraço participa de maior assembleia do café do ES

Ricardo Ferraço participa da assembleia da maior cooperativa de café conilon do Brasil

Câmara vai celebrar 158 de emancipação de Cachoeiro

Câmara realiza sessão solene nos 158 anos de emancipação política de Cachoeiro

Disputa nas quadras

Marataízes terá Festival de Esporte neste fim de semana

Obras da nova orla de Ubu recomeçam nessa segunda

Anchieta começa nova etapa da Orla de Ubu e muda roteiro de ônibus

Show de Renan Ricco anima festa de Presidente Kennedy

33ª ExpoJaqueira começa com novidades e show de Renan Ricco

7 plantas que causam alergias em cães e gatos

7 plantas que causam alergias em cães e gatos

Inmet emite alerta laranja para o estado

Alerta laranja: previsão mantém aviso de chuvas intensas no Espírito Santo

Leia mais