As vendas do comércio varejista em novembro comparada ao mesmo período do ano passado, principalmente em supermercados e materiais de construção tem uma estimativa de aumento de até 3%. O aumento deve ser puxado pela Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro.
A data servirá como um termômetro para as compras de Natal, que também devem registrar crescimento neste ano. Se as previsões se confirmarem, o varejo terminará o ano com uma queda de 3%, um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia da covid-19.
Apesar das previsões otimistas da entidade em relação à Black Friday, a abertura gradativa dos estabelecimentos não será suficiente para recuperar as perdas do setor este ano.
Para potencializar o faturamento na Black Friday, os estabelecimentos são orientados a colocar em prática planos de fidelização de clientes e descontos em produtos – que costumam ser as principais ações do varejo para a data -, considerando um cenário de aumento do desemprego e redução paralela na renda e também na confiança dos consumidores.
A gestão de estoques deve dar a tônica dos bons resultados do setor nesta Black Friday: conceder descontos aos produtos que estão parados ou com baixo giro é a principal estratégia para lucrar na data, orienta a assessoria técnica da entidade. Outro alerta é em relação ao frete grátis, prática comum nessa época do ano. Em um período no qual muitos varejistas tiveram dificuldades no fluxo de caixa, assumir esse custo para vender mais pode significar perdas substanciais.
Fonte: Agência Brasil