Uma boa notícia apresentada pelo governador Renato Casagrande durante apresentação do novo mapa de risco do Espírito Santo, na sexta-feira (9), é que o número de novos contágios está reduzindo no estado.
Chegou a 15.433 novos contágios por semana e atualmente está em 7.163, cerca de 50% de queda.
A redução de novos contagiados é um indicativo de que deverá ocorrer queda do número de pessoas internadas e de óbitos.
No entanto, explica o governador, a situação ainda é bem delicada. A taxa de ocupação dos leitos está superior a 90% e a média de mortos é de 56,29 por dia, a maior média desde o início da pandemia.
Para Casagrande, a queda do número de pessoas contagiadas é resultado das medidas restritivas impostas no decreto de quarentena, iniciada no dia 18 de março.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Dados apresentados por ele demonstram que entre os dias 15 e 20 de março, no início da quarentena, 13.571 pessoas foram contagiadas com a doença. Na semana seguinte (de 21 a 27 de março), o número aumentou para 15.433.

De lá para cá, os números estão reduzindo. Baixou para 11.355 casos do dia 28 de março a 3 de abril e nos últimos seis dias (de 4 a 9 de abril) caiu ainda mais, passando para 7.163 novas pessoas contagiadas.
“Com menor número de pessoas contagiadas, menor a quantidade de pacientes nos hospitais e, em seguida, menos pessoas perdendo a vida para a Covid”, explicou o governador.
Ele destacou, no entanto, que o governo ainda acompanhará os dados por mais uma semana, antes de tomar qualquer decisão para reduzir restrições.