ter 16/dezembro/2025 19:03
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Apesar de liberadas, muitas igrejas não vão reabrir por enquanto em Cachoeiro

Segunda Igreja Batista de Cachoeiro (SIB). Foto Alessandro de Paula

Mesmo com a autorização para reabertura dos templos para atividades religiosas, como cultos e missas, muitas igrejas evangélicas e todas as igrejas católicas de Cachoeiro de Itapemirim decidiram aguardar um pouco mais.

Catedral de São Pedro. Foto: Alessandro de Paula

A orientação do administrador diocesano da Diocese de Cachoeiro, padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, é continuar restringindo o acesso de fieis às missas com o objetivo de evitar contaminação. A medida vale para todas as igrejas católicas da Diocese, incluindo a Catedral de São Pedro.

Atualmente, as missas estão concentradas apenas nas igrejas matrizes de cada paróquia, mas só para transmissão via internet, podendo participar somente os envolvidos no evento, como padres, ministros, diáconos, equipes de música e os técnicos de som, vídeo e internet.

 

 

Nas igrejas evangélicas, a maioria dos pastores ouvidos pela reportagem também preferiu aguardar um pouco mais.

Segunda Igreja Batista de Cachoeiro (SIB). Foto Alessandro de Paula

O pastor Joás Máximo de Oliveira, da Segunda Igreja Batista (SIB), defende que ainda é cedo para arriscar. Na avaliação dele, mesmo restringindo o número de pessoas no culto, o que é difícil, após a celebração essas pessoas irão para a rua e depois para suas casas, onde estão pais, avós, tios e, com isso, podem levar os vírus para seus lares.

“Acredito que através dos cultos on-line e com as mensagens pastorais diárias enviadas aos irmãos estamos atendendo-os espiritualmente nestes dias. É claro que não o mesmo que um culto presencial, mas vamos aguardar. A paciência é uma das virtudes do cristão”, disse o pastor.

O pastor Zildo Nascimento, da Primeira Igreja Batista (PIB), também não vai abrir a igreja para cultos presenciais por enquanto. “Temos muitas pessoas idosas e também muitas crianças”, completou.

Primeira Igreja Batista de Cachoeiro (PIB). Foto Alessandro de Paula

Ele destacou que a igreja vem realizando nesse período muitas atividades pela internet: “Temos cultos, escolas bíblicas dominicais, lives. Tudo por meio online. Além disso, ligamos para nossos membros diariamente para encorajar, orientar e orar por eles”, destacou.

A PIB, segundo ele, realiza ainda aconselhamento tanto por meio de mensagens, ligações telefônicas e atendimento presencial, neste caso, explicou, com os devidos cuidados e evitando pessoas de risco, como idosos e doentes.

Outra igreja que optou por esperar um pouco mais é a Igreja Evangélica Jesus é o Senhor (Iejes).

Igreja Jesus é o Senhor (Iejes). Foto: Alessandro de Paula

“Vamos aguardar mais um pouco para a segurança de nossos membros, pois por maior cuidado que tivermos é quase impossível evitar o contato entre as pessoas”, comentou o pastor Francisco Bravo.

Ele defende que mesmo com muito zelo é difícil atender todas as normas previstas pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio: “Como vamos evitar, por exemplo, que uma criança abrace a outra?”, exemplificou.

Pastor Francisco anunciou ainda que, pensando na segurança dos membros, a igreja irá continuar com os cultos online. “Temos que orar, mas também precisamos vigiar”, defendeu.

 

 

Reabertura

Igreja Batista Renovada. Foto Divulgação

O pastor Ezequiel, da Igreja Batista Renovada, informou que a igreja decidiu retornar com os cultos presenciais, começando nesta quinta-feira (16), porém seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Ele ressalta que o espaço da Igreja Batista Renovada comporta até 2 mil pessoas, porém os cultos semanais, mesmo antes da pandemia, atingiam em média 200 pessoas e aos domingos, cerca de 400, portanto bem abaixo da capacidade do templo.

O pastor completou ainda que a orientação é que idosos permaneçam nas suas casas, assim como todo grupo de risco. Haverá distanciamento de um metro e meio entre as cadeiras e será disponibilizado álcool em gel, além de orientações sobre uso de máscaras e evitar contatos.

A Igreja Universal do Reino de Deus já iniciou os cultos presenciais desde quarta-feira (15).

Igreja Universal do Reino de Deus, sede. Foto: Divulgação

 

Uma liderança da sede da igreja, localizada na avenida Beira Rio, Bairro Guandu, explicou que o templo tem capacidade para 700 pessoas e que há lugares para garantir o espaçamento necessário entre os fiéis. Além disso, a igreja informou que vai oferecer álcool em gel para que todos possam se proteger.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais