qui 18/abril/2024 23:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Bolsonaro durante pronunciamento, ao lado de seus ministros. Foto: Carolina Antunes/PR

Bolsonaro diz que Moro topou troca de diretor por indicação ao STF

redacao
Redação Dia a Dia

Durante pronunciamento na tarde desta sexta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, disse a ele que aceitaria a troca do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em novembro, depois que fosse indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

Ao pedir demissão durante a manhã, Moro afirmou que foi surpreendido pela exoneração de Valeixo a pedido, disse que não assinou a demissão e apontou interferência política do presidente na condução do processo.

“Já que ele falou em algumas particularidades mais de uma vez, o senhor Sergio Moro disse para mim: você pode trocar o Valeixo, sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar para o Supremo Tribunal Federal. Me desculpe, mas não é por aí. Reconheço as suas qualidades em chegando lá, se um dia chegar, pode fazer um bom trabalho mas eu não troco. E outra coisa, é desmoralizante para um presidente ouvir isso, mais ainda externar”, declarou Bolsonaro.

Leia mais: Moro pede demissão e diz que Bolsonaro queria mexer na PF para ter acesso a relatórios

Ao lado de todos os seus ministros, Bolsonaro disse que ligou para o delegado Valeixo e que este teria concordado em aceitar a exoneração a pedido, conforme foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta.

Interferência na PF

Bolsonaro afirmou que não precisa de autorização para trocar qualquer integrante do Poder Executivo.

“Falava-se em interferência minha na PF. Oras bolas, se posso trocar ministro, por que não posso, de acordo com a lei, trocar o diretor da PF? Não tenho que pedir autorização para ninguém para trocar diretor ou qualquer outro que esteja na pirâmide hierárquica do Poder Executivo”, declarou.

O presidente declarou que pedia a Moro um relatório diário sobre atividades da Polícia Federal, com o intuito de poder tomar decisões.

“Sempre falei para ele: ‘Moro, não tenho informações da PF. Eu tenho que ter, todo dia, um relatório do que aconteceu, em especial nas últimas 24 horas, para poder decidir o futuro da nação’. Nunca pedi a ele o andamento de qualquer processo, até porque a inteligência, com ele, perdeu espaço na Justiça, quase que implorando informações. E assim eu sempre cobrei informações dos demais órgãos de inteligência do governo, como a Abin, que tem à frente um delegado da PF”, declarou Bolsonaro.

Marielle x atentado

O presidente disse ainda que a Polícia Federal se preocupou mais em identificar os autores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) do que apurar o atentado contra ele durante a campanha presidencial.

“A PF mais se preocupou com a Marielle do que com o seu chefe supremo. Eu acho que todas as pessoas de bem no Brasil querem saber – entendo senhor ex-ministro, entre o meu caso e o da Marielle, o meu está muito menos difícil de se solucionar”, afirmou. “Acredito que a vida do presidente da República tem significado. Isso é interferir na Polícia Federal?”, complementou.

Bolsonaro respondeu à acusação de Moro de que queria trocar o delegado da PF para ter acesso a relatórios de investigação.

“Nunca pedi para ele para que a PF me blindasse onde quer que fosse”, disse.

Em sua fala, Bolsonaro disse que Moro tem compromisso “com o próprio ego”, “consigo próprio” e “não com o Brasil”, e classificou as falas de seu ex-ministro como infundadas.

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota das Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Homem_do_campo_Presidente_Kennedy_18_04_24

Conheça os benefícios para o homem do campo em Presidente Kennedy

Cover_Roberto_Carlos_18_04_24

Roberto Carlos: cover do cantor cachoeirense recepciona fãs na Casa do Rei

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Donos de veículos atingidos pela enchente no Sul do ES vão ser isentos do IPVA

Limpeza_rio_Mimoso_17_04_24

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Emissão_alvará_Cachoeiro_17_04

Cachoeiro facilita emissão de alvará de funcionamento de novas empresas

padaria_cachoeiro_produtos_irregulares3_17_04.

Dono de padaria é detido e produtos apreendidos em Cachoeiro

Leia mais