Um bebê de apenas um mês, que havia se engasgado com leite materno, foi salvo graças à rápida ação de um bombeiro militar no último sábado (12), em Anchieta, no Litoral Sul. O cabo Enerson Backer, que estava de plantão na 2ª Companhia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, foi o responsável por socorrer o pequeno Matteo, que chegou desacordado à sede do batalhão.
De acordo com o cabo, por volta das 16h, ele e sua equipe foram surpreendidos pelo som de buzinas. Ao verificar o que estava acontecendo, Backer se deparou com Jamili Santos, de 25 anos, mãe do bebê, que estava em desespero com o filho inconsciente nos braços. O bombeiro iniciou as manobras de desobstrução das vias respiratórias e, em poucos segundos, o bebê expeliu o leite, voltou a respirar e começou a chorar, para o alívio da mãe.
Jamili contou que estava amamentando o filho em um ponto de ônibus a cerca de 200 metros do batalhão, quando Matteo se engasgou. Em pânico, ela correu até o Corpo de Bombeiros em busca de socorro. populares que passavam pela rodovia perceberam a situação da jovem em frente ao batalhão e começaram a buzinar insistentemente para chamar a atenção dos bombeiros.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Felizmente, o pequeno Matteo não precisou ser levado ao hospital. O cabo Backer, com 12 anos de experiência no Corpo de Bombeiros, destacou que esse tipo de ocorrência não é frequente, mas o risco diário da profissão e o intenso treinamento tornam cada vida salva um motivo de orgulho.
“É muito gratificante quando nosso trabalho e nossas técnicas nos permitem salvar uma vida. A sensação é de dever cumprido. Não há recompensa maior do que ver o olhar de gratidão de uma mãe por termos salvado a vida do seu filho,” destacou Backer.