ApĂłs tomar conhecimento de uma denĂșncia, feita por um empresĂĄrio de Linhares, de que um e-mail em nome do Corpo de Bombeiros do EspĂrito Santo (CBMES) estĂĄ circulando no Estado, cobrando uma âtaxa de incĂȘndioâ no valor de R$ 490, a corporação emitiu nota informando que nĂŁo realiza cobrança desta maneira, nem cobra tarifa por potencial risco Ă população.
A informação sobre esse tipo de cobrança também tem circulado em grupos de conversa no Sul do Estado e preocupado lojistas e empresårios.
Assinada pelo chefe do Centro de Atividades TĂ©cnicas do Corpo de Bombeiros do EspĂrito Santo, tenente-coronel Andrison Cosme, a nota afirma que âo CBMES nĂŁo envia boletos de cobrança de taxa via e-mail e nĂŁo existe taxa de incĂȘndio em nosso Estado. Todas as taxas do CBMES sĂŁo emitidas pelo prĂłprio cidadĂŁo (ou por seu responsĂĄvel legal) diretamente no site da Secretaria da Fazenda ou no Sistema de GestĂŁo de Vistorias e Projetos do Corpo de Bombeiros (Siat)â.
As notĂcias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! đČ
De acordo com o tenente-coronel Andrison Cosme, se alguém receber esse tipo de mensagem, a orientação é ignorar e não efetuar o pagamento, pois se trata de um golpe.
As tentativas de crime podem ser denunciadas por lojistas e empresĂĄrios em qualquer delegacia de polĂcia do Estado.