O Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) está realizando o Curso de Brigadista de Incêndios Florestais no Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), que abrange partes dos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.
Além dos servidores da unidade de conservação, estão participando moradores do entorno e servidores das prefeituras dos municípios que são abrangidos pelo Monast.
A atividade, que começou na quinta-feira (1), será realizada nos dias 9 e 15 de dezembro, na comunidade de Fortaleza, em Muqui.
A capacitação está sendo conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e conta com a parceria da Vale. Na ação, serão abordados conteúdos teórico e prático, com o objetivo de apresentar conceitos e técnicas relacionados ao combate de incêndios florestais.
O gestor do Monumento Natural Estadual Serra das Torres, Guilherme Carneiro, ressaltou que a ação visa a aproximar os moradores e as instituições locais para a preservação da Unidade de Conservação.
“Incêndios florestais têm um enorme potencial destruidor. Por isso, é preciso envolver e capacitar a sociedade do entorno da Unidade de Conservação para essa questão, ainda mais se tratando de uma UC constituída de áreas particulares”, destacou.
“É preciso engajar e preparar diversos atores da sociedade para que possam atuar ou colaborar com as estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais”, reforçou Marcelo Nascimento, coordenador do Prevines no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Monast
Localizado nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, o Monumento Natural Serra das Torres é uma Unidade de Conservação sob a gestão do Iema. Com 10.458 hectares, o Monast é um dos mais relevantes complexos florestais do sul do Espírito Santo, com a presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas.