A Prefeitura de Itapemirim está distribuindo aos comerciantes da cidade um novo dispositivo para combater a ação de criminosos. Ao todo, 70 botões do pânico, como estão sendo chamados os equipamentos, foram entregues entre a semana passada e esta quarta (19).
O botão do pânico emite um sinal que chega à central de monitoramento das câmeras de vídeo espalhadas pela cidade. Na semana passada, foram entregues 45 dispositivos. Na quarta, outros 25. Creches também receberam.
O comerciante Edmilson Gomes de Freitas, com 36 anos de atuação, elogiou: “acho que vai ajudar muito. Não só para o caso de um assalto, mas também serve para qualquer coisa anormal que a gente identificar e até em casos de necessidade de primeiros-socorros”, comentou.
Segundo o secretário de Defesa Social, Marcos Duarte Gazzani, ao receber o sinal do dispositivo, os operadores acionam uma viatura que irá se deslocar até o local onde ocorreu o pedido por ajuda.
Gazzani explicou que foram selecionados, neste primeiro momento, os comerciantes situados mais perto das câmeras de monitoramento. Ao todo, são 70 câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, próximas de escolas, creches e do comércio.
Para o prefeito Thiago Lopes, o botão do pânico será um aliado nas situações de periculosidade e violência. Ele ressaltou que o objetivo é contribuir com o aumento da sensação de segurança da população.
“Essa ferramenta vai agilizar o atendimento das viaturas da Guarda e dar melhor suporte aos comerciantes, que são tão importantes para a geração de emprego e renda no município”, ressaltou.