sex 18/julho/2025 20:52
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Brasil desperdiça cerca de 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada por dia

O Instituto Trata Brasil divulgou um levantamento anual do Instituto Trata Brasil em que aponta a quantidade de água perdida nos sistemas de distribuição no país.

Segundo o estudo, são desperdiçados no país o equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada diariamente.

O Trata Brasil diz que considerando apenas os 60% desse volume, que estão relacionados aos vazamentos, a quantidade é suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano, pouco mais de 30% da população do país em 2020.

A pesquisa “Perdas de água potável (2022, ano base 2020): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico no Brasil” também revela que o volume desperdiçado seria mais que suficiente para levar água aos quase 35 milhões de brasileiros que não têm acesso ao recurso.

Os dados ainda mostram que o percentual de perdas na distribuição está crescendo em relação ao volume de água produzido e consumido. De 38,1% em 2016, esse percentual chegou a 40,1% em 2020, ano base para os dados da pesquisa.

 

Realidade em Cachoeiro

A BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, destaca que quando considerada a realidade capixaba, as perdas na distribuição chegam a 38,41%, um pouco abaixo da média nacional.

E lembra que no município tem iniciativas voltadas para o controle destas perdas, registrando o índice de 23,16% em 2021, bem abaixo das médias nacional e estadual.

A BRK frisa ainda que quando consideradas as perdas volumétricas, equivalente a perda de cada litro por ligação por dia, o município registra 127 l/ligação/dia, contra 343 l/ligação/dia no Brasil e 396 l/ligação/dia em todo o Estado.

Segundo a empresa, para se manter abaixo da meta contratual de 25% de perdas na distribuição para 2021, Cachoeiro conta com diferentes iniciativas e estratégias para o controle e a redução das perdas, como a modernização de redes, o mapeamento de áreas mais sensíveis e o uso de tecnologias para identificar vazamentos.

Um dos objetivos  é reduzir ainda mais as perdas na distribuição de água. Para isso, a empresa vem desenvolvendo ações relacionadas ao gerenciamento de pressão, à velocidade dos reparos, à pesquisa de vazamentos invisíveis e à substituição de redes e ramais com idade avançada.

Uma das iniciativas é a criação de Distritos de Medição e Controle (DMC) e setorização das redes, o que possibilita o confronto entre a macromedição do setor e a micromedição dos hidrômetros dos clientes, permitindo estabelecer prioridades entre os setores, e controlar os progressos no combate às perdas e aos desvios de água por ligações irregulares.

As ações da BRK ainda envolvem as perdas aparentes, que consideram consumos não autorizados e a água consumida que não é medida ou sofre submedição.

Segundo a concessionária, as perdas provocam aumento do custo de produção, ineficiência operacional, desperdício e mau uso de recursos hídricos, tendo um impacto ambiental significativo. Além disso, afetam diretamente o desafio de universalizar o abastecimento de água no Brasil.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-gwm-brasil

Governo discute com GWM expansão e destaca força do Porto de Vitória

Moto_Fest01_07_10_2023

Motofest de Marataízes começa nesta sexta e vai até domingo

arquivista-escritorio-ti

CRM-ES abre concurso com salários de até R$ 12 mil. Há vaga para Cachoeiro

Exportação

Tarifa de 50% dos EUA paralisa 60% das exportações de rochas do Brasil

apreensao-cocaina-arma-aquidaban-17-07-2025-

Suspeito é preso com 5kg de cocaína, armas e mais de R$ 50 mil no Aquidaban

corrida-de-rua-cachoeiro

Cachoeiro cria grupo gratuito de corrida de rua com orientação profissional

cafe-organico3-

Primeiro café biodinâmico do país nasce em Pacotuba pelas mãos da família Giori

cachoeiro-stone-fair-dia-1-2023

Contagem regressiva: Cachoeiro Stone Fair 2025 terá crescimento e novidades

Leia mais
plugins premium WordPress