dom 21/julho/2024 11:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Brasil desperdiça cerca de 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada por dia

redacao
Redação Dia a Dia

O Instituto Trata Brasil divulgou um levantamento anual do Instituto Trata Brasil em que aponta a quantidade de água perdida nos sistemas de distribuição no país.

Segundo o estudo, são desperdiçados no país o equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada diariamente.

O Trata Brasil diz que considerando apenas os 60% desse volume, que estão relacionados aos vazamentos, a quantidade é suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano, pouco mais de 30% da população do país em 2020.

A pesquisa “Perdas de água potável (2022, ano base 2020): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico no Brasil” também revela que o volume desperdiçado seria mais que suficiente para levar água aos quase 35 milhões de brasileiros que não têm acesso ao recurso.

Os dados ainda mostram que o percentual de perdas na distribuição está crescendo em relação ao volume de água produzido e consumido. De 38,1% em 2016, esse percentual chegou a 40,1% em 2020, ano base para os dados da pesquisa.

 

Realidade em Cachoeiro

A BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, destaca que quando considerada a realidade capixaba, as perdas na distribuição chegam a 38,41%, um pouco abaixo da média nacional.

E lembra que no município tem iniciativas voltadas para o controle destas perdas, registrando o índice de 23,16% em 2021, bem abaixo das médias nacional e estadual.

A BRK frisa ainda que quando consideradas as perdas volumétricas, equivalente a perda de cada litro por ligação por dia, o município registra 127 l/ligação/dia, contra 343 l/ligação/dia no Brasil e 396 l/ligação/dia em todo o Estado.

Segundo a empresa, para se manter abaixo da meta contratual de 25% de perdas na distribuição para 2021, Cachoeiro conta com diferentes iniciativas e estratégias para o controle e a redução das perdas, como a modernização de redes, o mapeamento de áreas mais sensíveis e o uso de tecnologias para identificar vazamentos.

Um dos objetivos  é reduzir ainda mais as perdas na distribuição de água. Para isso, a empresa vem desenvolvendo ações relacionadas ao gerenciamento de pressão, à velocidade dos reparos, à pesquisa de vazamentos invisíveis e à substituição de redes e ramais com idade avançada.

Uma das iniciativas é a criação de Distritos de Medição e Controle (DMC) e setorização das redes, o que possibilita o confronto entre a macromedição do setor e a micromedição dos hidrômetros dos clientes, permitindo estabelecer prioridades entre os setores, e controlar os progressos no combate às perdas e aos desvios de água por ligações irregulares.

As ações da BRK ainda envolvem as perdas aparentes, que consideram consumos não autorizados e a água consumida que não é medida ou sofre submedição.

Segundo a concessionária, as perdas provocam aumento do custo de produção, ineficiência operacional, desperdício e mau uso de recursos hídricos, tendo um impacto ambiental significativo. Além disso, afetam diretamente o desafio de universalizar o abastecimento de água no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

professor

Abertas 200 vagas em curso gratuito de pós-graduação em educação à distância

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

zeze-da-cofril-19-07-2024

Zezé da Cofril assume presidência do PP em Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais