A maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, a BRK Ambiental, que possui uma unidade em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu o prêmio Valor Inovação Brasil 2019, na categoria Infraestrutura.
O reconhecimento pelo investimento em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de fornecimento de água e tratamento esgoto foi entregue à CEO da companhia, Teresa Vernaglia.
Para a premiação, a empresa apresentou tecnologias que tornam as várias etapas de prestação dos serviços de água e esgoto mais eficientes e sustentáveis.
Entre as soluções está o projeto Nereda, um sistema revolucionário desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.
Trata-se de uma tecnologia pioneira no país para o tratamento de esgoto, que dispensa a adição de produtos químicos e que, em relação ao tamanho da planta, ocupa menos da metade da área tradicionalmente necessária para as infraestruturas de tratamento de esgoto.
“Investir em soluções capazes de tornar os nossos processos mais eficientes e sustentáveis faz parte dos valores da empresa. Temos o compromisso de promover constantemente a melhoria da saúde, bem-estar, educação e economia nas cidades em atuamos”, disse Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.
A empresa ainda conta com um programa estruturado para diminuir os índices de perdas de água em suas operações, um grande problema em praticamente todas as cidades do Brasil.
Hoje, cerca de 38% de toda a água captada no país se perde em vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro.
Para isso, foram estruturadas formas de diagnosticar as principais causas das perdas de água, o que permite direcionar um plano de ação rapidamente, elevando a eficiência operacional.