sex 26/abril/2024 18:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

BRK produz adubo orgânico desde 2009 a partir de “gongolário” em sua sede

redacao
Redação Dia a Dia

A BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, mantém, desde 2009, um “gongolário” em sua sede, na Ilha da Luz, em Cachoeiro.

No espaço, localizado em uma área aberta e arborizada de aproximadamente 16 m², é realizada a gongocompostagem de resíduos de poda e capina da empresa, que são transformados em adubo orgânico por meio de um processo natural de decomposição.

Segundo o coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda, a gongocompostagem funciona através da parceria entre os gongolos, também conhecidos como piolhos-de-cobra, e outros microrganismos presentes neste ecossistema.

“Os gongolos, usam os resíduos  vegetais como alimento, facilitando a decomposição por esses microrganismos. É por meio desse processo que os resíduos são transformados em adubo orgânico”, explica

Para implantar o gongolário, a concessionária contou com o auxílio de biólogos e de uma engenheira química, responsáveis pela área de Meio Ambiente e Produção da empresa.

Mensalmente, são destinados ao espaço um volume médio de 10 m³ de resíduos orgânicos recolhidos das instalações da empresa pelo serviço de limpeza, através de varrição, poda e capina.

Breda diz que o ciclo da gongocompostagem, ou seja, o tempo para o adubo orgânico ser produzido, dura cerca de três meses.

“Aqui, na BRK, nós recomendamos o uso após quatro meses de processo, pois, assim, garantimos uma maior disponibilidade de nutrientes que, após peneirados, podem ser prontamente utilizados como substrato”, destaca.

Segundo o gestor, uma das vantagens está no produto gerado. O húmus do gongolo não precisa ser misturado a outros materiais, e já pode ser aplicado diretamente nas mudas e hortas.

Outra vantagem é que o gongocomposto reduz em cerca de 70% o volume de resíduos gerados e enviados ao aterro sanitário; e ainda pode ser utilizado pela concessionária para a fertilização de suas próprias áreas verdes.

O gestor lembra que a BRK é uma empresa sustentável e que contribui diretamente com a sustentabilidade na região, e que o gongolário é uma alternativa simples e rápida para a destinação correta de resíduos vegetais.

“Além do desenvolvimento sustentável e do reaproveitamento de materiais orgânicos, essa iniciativa implica na conscientização ambiental e no envolvimento dos nossos funcionários, que podem levar o adubo orgânico para casa, para ser utilizado em suas hortas e jardins”, conclui Paulo Breda.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais