dom 3/julho/2022 12:12

Cachoeirense In Memoriam – familiares devem procurar prefeitura até segunda (3)

Cachoeirense In Memoriam – familiares devem procurar prefeitura até segunda (3)
DiaaDiaES.com.br

Familiares dos homenageados com o título póstumo “Cachoeirense In Memoriam” precisam procurar até esta segunda-feira (3) o arquivo público de Cachoeiro de Itapemirim, que funciona no prédio da prefeitura, na Praça Jerônimo Monteiro, com um breve histórico e foto do homenageado.

No total, serão homenageadas 96 pessoas que nasceram ou residiram, por longo tempo, no município e que se destacaram em suas áreas de atuação a nível local, nacional ou internacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

O arquivo público funciona na sala Evandro Moreira no horário de 9 às 18 horas.

O título de Cachoeirense In Memoriam foi estabelecido por meio de decreto do Poder Executivo,  juntando-se aos títulos de Cachoeirense Ausente e Cachoeirense Presente nº 1, concedidos, anualmente, por conta das festividades do Dia de Cachoeiro. O objetivo é que, a cada ano, uma pessoa já falecida seja reconhecida com a honraria recém-criada.

Nesta primeira edição, foram selecionadas pessoas que faleceram entre 2018 e 1942, ano em que teve início a tradição do Cachoeirense Ausente. “Para chegar a esses nomes, foi realizada uma ampla pesquisa em documentos do Arquivo Público, do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Cachoeirense de Letras”, explicou Lucimar Costa, subsecretário de Cultura e coordenador do Arquivo Público.

“A criação desse novo título serve como um justo reconhecimento a pessoas que tanto contribuíram com a história de Cachoeiro e como um reforço da identidade e das tradições do município que, há várias décadas, faz questão de dar o devido destaque aos seus filhos ilustres”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Ultimas Notícias